Última atualização: maio de 2021
Uma coleção de milhões de fichas consulares disponíveis para consulta
Imagina encontrar um documento com a fotografia do seu antepassado? Já comentamos neste post o quanto o site do Family Search é um paraíso para uma pesquisa genealógica.
Uma coleção inteira de 2,5 milhões de fichas de visitantes e pessoas que imigravam para o Brasil foi digitalizada e disponibilizada para pesquisa pelo FamilySearch.
Consulte neste link!
Essa é a ficha do imigrante italiano Ermenegildo Zanini, que sozinho imigrou para o Brasil em 1951.

A coleção é parte do acervo do Arquivo Nacional que, em parceria com o FamilySearch, fez o maravilhoso trabalho de disponibilizar o conteúdo destes documentos já indexados, ou seja, digitando o nome e sobrenome do seu antepassado, você pode rapidamente tentar encontrá-lo nesta coleção de documentos.
As “Fichas Consulares de Qualificação de Estrangeiros” foram emitidas pelos consulados brasileiros pós criação do decreto-lei nº 3010 de 1938. Os imigrantes e pessoas com a intenção de visitar o Brasil, recebiam a ficha no momento de recebimento do visto e a portava junto com o passaporte para apresentação no porto de desembarque.
Olha que interessante! Essa é a do presidente John Kennedy quando visitou o Brasil em 1941.

Essas fichas são excelentes fontes de pesquisa para cidadania italiana pois apresentam:
- nome
- local e data de nascimento
- filiação
- profissão
- fotografia (em alguns casos acompanhados da família)
- identificação dos filhos menores
- número do passaporte
- data do embarque e do desembarque e nome da embarcação
- assinaturas do portador
Procure pelo seu antepassado neste grupo de documentos. As fichas estão disponíveis para pesquisa no site do FamilySearch.
Consulte o catálogo neste link!

Por Bárbara Ferreira
Gerente de Pesquisas do Diário
Ola, a partir de qual data passou a ser obrigatório na entrada no Brasil com Passaport? Não achei de ninguém da família a partir do ano de 1890 a 1927?
Obrigado,
Fernnando
As fichas consulares emitidas pelos consulados brasileiros precisavam ser apresentadas entre 1900 a 1965.