Certidão italiana com dado incorreto?

— “Bárbara, quero contratar você para verificar a veracidade desta certidão.”

Foi este o primeiro  contato da Stella comigo. Ela tinha uma cópia da  certidão de nascimento do avô italiano dela constando o nome da mãe dele como sendo SANTA e não ANNA como  sabia a família.

 

 

— “Precisaremos consultar o que consta no atto di nascita para  verificarmos isso.”, foi o que  respondi.

E assim iniciamos  o atendimento à Stella que prosseguiu conosco até o final do processo, reconhecendo   sua cidadania  italiana.

Verificamos que Anna é Anna e não  Santa como constava na certidão emitida e firmada pelo oficial do comune de nascimento do avô de Stella.

 

 

Certamente ocorreu um erro entre a leitura do registro e a emissão da certidão.  E isso é muito sério porque é a partir dos documentos emitidos  pelos oficias de “Stato Civile” que os dados dos registros brasileiros vem sendo retificados por incontáveis descendentes de italianos que providenciam o preparo da documentação para dar entrada no processo de reconhecimento de suas cidadanias italianas.

Por isso, toda busca de documentos italianos que providencio são, por solicitação minha,  acompanhadas pelas respectivas cópias integrais dos atos para que eu possa conferir com  atenção os dados digitados ou escritos nas certidões emitidas pelo oficias dos comunes.

Neste caso, em específico, o oficial chegou a emitir para mim uma nova via com o nome incorreto pois o erro já constava no sistema e ele não conferiu. Foi somente após eu solicitar a cópia do ato que ele atentou para a discordância e emitiu os dados corretamente.

Stella e sua filha Ericka são hoje, cidadãs italianas reconhecidas. Foram ótimas clientes, que depositaram em nós a confiança para assessorá-las do início ao fim do processo. Obrigada queridas!

 

Ericka, Clarisse e Stella no dia da finalização do procedimento de reconhecimento da cidadania italiana.

 

Deus colocou no nosso caminho os anjos(as) bravamente merecedoras Barbara, Sylmara e Clarisse para nos direcionar nessa nova jornada.
– Stella Paldino

 

Deixe uma resposta