Certidão italiana com dado incorreto?

Última atualização: maio de 2021

Um caso de erro na emissão da certidão italiana

— “Quero contratar vocês para verificar a veracidade desta certidão.”

Foi este o primeiro  contato da Stella conosco. Ela tinha uma cópia da certidão de nascimento do avô italiano constando o prenome da mãe dele como sendo SANTA e não ANNA como sabia a família.

 

certidão italiana errada

 

— “Precisaremos consultar o que consta no registro de nascimento para  verificarmos isso.”, foi o que  respondemos.

E assim iniciamos o atendimento da Stella.

Verificamos que Anna é Anna e não Santa como constava na certidão emitida e firmada pelo oficial do comune de nascimento do avô de Stella.

 

dados de uma certidão italiana

 

Certamente ocorreu um erro entre a leitura do registro e a emissão da certidão.  E isso é muito sério porque é a partir dos documentos emitidos  pelos oficias de “Stato Civile” que os dados dos registros brasileiros vem sendo retificados por incontáveis descendentes de italianos que providenciam o preparo da documentação para dar entrada no procedimento de reconhecimento de suas cidadanias italianas.

Por isso, toda busca de documentos italianos que providenciamos são, por nossa solicitação,  acompanhadas pelas respectivas cópias integrais dos registros para que possamos conferir por meio da nossa leitura paleográfica, os dados emitidos nas certidões.

Neste caso, em específico, o oficial chegou a emitir  uma nova via com o nome incorreto pois o erro já constava no sistema e ele não conferiu. Foi somente após solicitarmos a cópia do registro que ele atentou para a discordância e emitiu os dados corretamente.

Stella e sua filha Ericka são hoje, cidadãs italianas reconhecidas. Foram ótimas clientes, que depositaram em nós a confiança para atendê-las durante esta jornada. Obrigada queridas!

 

Cidadania Italiana
Ericka e Stella com nossa colaboradora Clarisse no dia da finalização do procedimento de reconhecimento da cidadania italiana.

Deus colocou no nosso caminho os anjos(as) bravamente merecedoras Barbara, Sylmara e Clarisse para nos direcionar nessa nova jornada.
– Stella Paldino

Por Bárbara Ferreira
Gerente de Pesquisas do Diário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *