Última atualização: maio de 2021
Os italianos que ilustram a capa do nosso guia gratuito de pesquisa genealógica
Durante uma das nossas pesquisas fui positivamente surpreendida quando recebi esta fotografia da nossa cliente que hoje ilustra a capa do guia de pesquisa que editei para auxiliar os descendentes de italianos a iniciarem suas pesquisas sobre seus antepassados.
A imagem marcante deste casal de italianos da província de Lucca me causou uma forte emoção assim que bati os olhos nela.
Eu havia passado o final de semana analisando aquelas letrinhas manuscritas dos oitocentos nas imagens dos registros de batismo e casamento deles quando, subitamente, meus pesquisados tomaram forma assim que recebi a fotografia.

Proprietários de terra, diz o registro de nascimento dos primeiros filhos. A postura firme do casal me remete a algo do tipo. Uma profissão que pouco vejo nos registros civis daquela época. No geral, os imigrantes de italianos eram simples lavradores.
Isolina Pescaglini e Giuseppe Palagi nasceram e casaram em Camaiore, um comune da província de Lucca, na Toscana, e residiram na pequena fração deste comune chamada Santa Lucia.

Foi exatamente em Santa Lucia que Giuseppe nasceu. Um pequeno local onde situa-se a remota igreja “Santa Lucia in Vegghiatoia”. Provavelmente a igreja onde Giuseppe foi batizado.
Precisava entrar em contato com a pequena igreja para solicitar a certidão de batismo do Giuseppe como me direcionou a Diocese de Lucca porém, este caminho de pesquisa se revelou árduo.
A igreja é tão isolada que simplesmente não conseguia me comunicar com o padre responsável. Foi uma verdadeira saga até que eu conseguisse comunicação com o padre de uma paróquia vizinha que se colocou a disposição de ir pessoalmente consultar os livros de registro da igreja de Santa Lucia.
E para minha decepção, o registro não se encontrava lá. Foi somente após este resultado que consegui que a Diocese de Lucca consultasse as duplicatas dos registros de batismo daquela localidade.
Localizado o registro! Giuseppe Palagi foi batizado em uma igreja próxima e a Diocesi de Lucca conserva a duplicata do registro por isso, pude providenciar a certidão de batismo do nosso pesquisado finalizando a pesquisa genealógica e a busca das certidões italianas para que nossa cliente possa reconhecer sua cidadania.


Por Bárbara Ferreira
Gerente de Pesquisas do Diário
São meus também!!
Eles são meus tataravós também!!! Sou bisneto de Michele Palagi, um dos filhos do casal, e resido em Indaiatuba, São Paulo, Brasil. Meu bisavô Michele ou Miguel Palagi, fez sua vida em Itu, mais precisamente próximo ao Pirapitingui, SP. Neste momento, estou entranto com pedido de cidadania italiana e fiquei muito feliz de encontrar este registro!!
Giuseppe e isolina são meus tataravós.