Última atualização: maio de 2021
Acesse os links e pesquise mais sobre a entrada de imigrantes no Brasil
Este mês completou 111 anos que um corajoso rapaz italiano de 15 anos de idade chegou no Brasil.
PASQUALE MAGNELLI desembarcou sozinho no Porto do Rio de Janeiro em 10 de novembro de 1906. Me perco imaginando pelo que deve ter passado um rapaz tão novo para ter tomado a decisão de cruzar o oceano rumo a uma terra distante e desconhecida.
Pasquale foi o bisavô do meu marido. Graças aos registros de entrada de estrangeiros no Brasil, pude conhecer um pouco mais sobre a história de vida do Calabrês que permitiu que eu estivesse residindo na Itália hoje.
Grande parte destes registros encontram-se digitalizados e disponíveis para consulta online. É uma excelente fonte de pesquisa para quem busca informações sobre seus antepassados italianos.
O Arquivo Nacional do Rio de Janeiro possui um precioso acervo sobre a entrada de estrangeiros no país. Nele é possível consultar as listas de entradas de estrangeiros nos portos brasileiros.
Foi na base de dados “Entrada de Estrangeiros no Brasil – Porto do Rio de Janeiro“, que encontrei o registro do Pasquale.
Para imigrantes que seguiram para outras cidades, a pesquisa pode ser feita nos seguintes links:
- Arquivo Público do Estado de São Paulo
- Arquivo Público do Paraná
- Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
- Arquivo publico do Estado do Rio Grande do Sul
- Arquivo Público Mineiro
Por Bárbara Ferreira
Gerente de Pesquisas do Diário
Boa noite, cheguei no seu diário através de uma pesquisa no Google do nome Pasquale Magnelli. A história que você conta é muito parecida com a que conheço do meu bisavô, e acho que podemos estar falando da mesma pessoa. Minha família está pesquisando alguns documentos para tirarmos a cidadania, será que poderíamos conversar por outro meio?