Última atualização: maio 2021
Aprenda como fazer sua pesquisa genealógica
A Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem e evolução.
A pesquisa genealógica é antes de tudo uma busca paciente de documentação que deve iniciar-se tendo por base os registros de nascimento, batismo, casamento e óbito.
Nestes registros você obterá informações essenciais para o estudo de qualquer família: duas ou até três gerações com os nomes das pessoas, datas, naturalidades, endereços, profissões, relações de parentesco com os padrinhos e testemunhas, etc.
Sua certidão de nascimento, as certidões dos seus pais e os documentos e relatos familiares coletados são o ponto de partida. Eles te sinalizarão para onde seguir com a pesquisa genealógica.
Entenda melhor como fazer o levantamento de informações familiares.
Fontes de pesquisa
Registros Civis
Nas certidões de nascimento, casamento e óbito você provavelmente encontrará todas ou quase todas as informações que necessita para conseguir reunir a documentação para reconhecer a cidadania italiana.
Tais certidões você precisa solicitar nos cartórios onde foram realizados os registros de nascimento, casamento e óbito dos seus familiares.
Para descobrir em qual cartório encontra-se cada registro desejado, comece verificando as informações sobre seu pai ou mãe (dependendo de quem for o descendente do italiano) na sua certidão de nascimento.
Nela provavelmente você encontrará a citação do local de nascimento dos seus pais bastando depois, entrar em contato com o cartório da cidade em questão para solicitar uma segunda via da certidão de nascimento do seu genitor.
Siga este raciocínio para localizar todos os registros, do italiano até você.
Se não encontrar citação de locais em algumas das certidões, pesquise nos cartórios situados em localidades ligadas à história da família. Atualmente na internet é possível fazer pesquisas em base de dados de registros civis de diversos estados brasileiros.
E um antepassado italiano? Como encontrar informações sobre ele?
Para encontrar informações sobre o italiano, as certidões civis mais importantes são:
- De casamento do italiano
Se o casamento do italiano tiver acontecido no Brasil, provavelmente neste registro você encontrará a naturalidade dele. Na grande maioria dos casos, a referência é apenas à província de nascimento. Com mais sorte, encontrará a citação do comune (município) de nascimento.
A filiação e a data de nascimento (ou pelo menos a idade tinha quando se casou) – informações essenciais para a emissão da certidão de nascimento italiana – também constarão nesta certidão.
Verifique no cartório onde ocorreu o casamento, se há alguma informação extra no livro de registro que não consta na certidão.
Se também não houver nada no livro, tente obter junto ao cartório, a cópia do “processo de habilitação matrimonial”. Trata-se da cópia de todos os documentos que foram reunidos para montar o processo de casamento. Esta documentação é fonte riquíssima de informações.
- De nascimento do filho do italiano
Se o italiano não tiver casado no Brasil, este registro passa a ser o mais importante. Nele é possível encontrar a filiação do italiano, alguma referência à naturalidade dele, a idade que tinha quando o filho nasceu e o nome do cônjuge, essencial para a requisição da certidão de casamento italiana.
- De óbito do italiano
É claro que este é um registro importante pois se refere ao italiano porém, é comum encontrarmos informações erradas neste documento já que foi registrado sem a presença do italiano, é claro.
Na certidão de óbito, você conseguirá verificar a idade que seu antepassado tinha quando faleceu, ou seja, conseguirá descobrir o ano aproximado de nascimento dele.
Se não encontrar a certidão de óbito, basta verificar onde o italiano encontra-se sepultado. A própria administração do cemitério poderá informar a você em qual cartório encontra-se registrado o óbito.
Existe também as informações encontradas no óbito do cônjuge do italiano. Vale consultar este documento também.
REGISTROS RELIGIOSOS
Os registros das paróquias da Igreja Católica são uma excelente fonte para a pesquisa genealógica no Brasil. Estes também podem ser os únicos registros disponíveis antes da implementação do registro civil.
Padres realizavam os sacramentos do batismo e casamentos e outros santos sacramentos na paróquia sob sua jurisdição. Todos os registros originais paroquiais foram mantidos no arquivo paroquial ou no arquivo diocesano.
Arquivos Públicos
Em todas as repartições e cartórios existe a seção de Arquivo. Com o passar dos anos, os documentos são enviados para os Arquivos Municipais, Estaduais ou para o Arquivo Nacional.
O registro de imigrantes italianos encontram-se nos arquivos públicos. Uma informação importante encontrada nesses registros é o porto de embarque. Os imigrantes italianos, no geral, partiram de dois portos: do porto de Genova ou do porto de Napoli.
Em alguns casos, o nome destas cidades acabam sendo citados nos relatos familiares como sendo o local de origem do italiano quando na verdade, foi o porto de embarque. De qualquer forma, esta informação indica um caminho para sua pesquisa.
No geral, imigrantes do Norte da Itália partiram do porto de Gênova e imigrantes do Sul, pelo porto de Nápoles.
É possível pesquisar por registros de imigrantes italianos no Brasil nos seguintes arquivos:
- Arquivo Nacional
- Arquivo Público de São Paulo
- Arquivo Público do Paraná
- Arquivo Público do Espírito Santo
- Arquivo Público Mineiro
Catálogos e Bases de Dados
A maior estrutura de pesquisa até hoje organizada para permitir a difusão da genealogia em todo o mundo está nos Arquivos dos Mórmons da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja dos Mórmons.
No portal FamilySearch, você pode pesquisar por registros italianos e brasileiros.
Mais sobre o FamilySearch neste post.
É um portal que disponibiliza arquivos digitalizados dos registros civis italianos existentes nos “Archivi di Stato”.
Para aprender mais sobre como pesquisar sua genealogia, recomendo nosso Guia de Pesquisa Genealógica para Cidadania Italiana. Conheça mais sobre o Guia clicando aqui.
Pesquisa genealógica é um trabalho que demanda tempo, paciência e dedicação. Para muitos é inviável ou difícil se dedicar a este trabalho. Mas nem por isso você deve desistir da tão sonhada cidadania italiana.
Existem genealogistas que oferecem o serviço de pesquisa, alguns que como nós, são especializados em pesquisa de italianos que migraram para o Brasil.
No entanto, sugerimos que você parta para a contratação de um serviço de pesquisa genealógica somente depois de conversar com familiares e coletar informações nas certidões disponíveis no arquivo da sua família.
Quanto mais informações conseguir a respeito da origem dos seus antepassados, menos custosa será uma pesquisa genealógica e mais dados poderão ser fornecidos ao pesquisador, agilizando o processo e facilitando a pesquisa.
Deseja ajuda profissional?
Trabalhamos com pesquisa genealógica. Conheça nosso serviço e solicite um orçamento pelo email contato@diariodacidadaniaitaliana.com
Oi Junia. Geralmente a referência de naturalidade encontradas nas certidões brasileiras são referente à província e não ao comune. Será necessário um trabalho de pesquisa genealógica para descobrir o comune de nascimento do seu antenato italiano. Aqui no nosso blog você encontrará muitas dicas que te orientação na sua pesquisa.
Em Cosenza, é possível encontrar registros civis a partir de 1815.
Olá.
Como saber se meu antenato já tem pasta aberta no consulado?
A certidão de casamento do meu antenato menciona : “Natural da província de Consenza, Itália” a partir daqui como localizo o Comune? (São mais de 60 nessa província…)
Ele nasceu em 1882, a partir de qual período (na Itália) deixou de ser nas curias e passou a ser nós cartórios?
Obrigada!
Olá Daniella
Para a cidadania italiana você precisará da certidão de batismo com citação de maternidade e paternidade assinada e carimbada pela cúria metropolitana que administra a igreja onde seu antepassado foi batizado.
Vou te responder por email para poder de passar o orçamento da busca desta certidão.
Um abraço!
Tenho a certidao do Batismo do meu antepassado.
Quanto vc cobra pra me enviar a via original p mim?
Estou no Brasil.
Uma prima minha tirou a pasta do Consulado imagine só p que ninguem mais tirasse a cidadania.
Agora acredito que é preciso fazer intero teor tamber desta certidao ou nao?
Sei que a de nascimento e as outras precisam. Nao sei se a de batismo precisa tambem.
Agradeceria muipudesseudesse ajudar.
Fica com Deus.
Daniella.