Sou Bárbara Ferreira, criadora do Diário da Cidadania Italiana. Trabalho com pesquisa de memória familiar há mais de 10 anos. Neste site você encontrará informações e serviços que lhe ajudarão a identificar suas origens e a reconhecer sua tão sonhada cidadania italiana.
Quando criei o blog em 2007 pensei em ajudar as pessoas a obter informações sobre cidadania italiana criando um diário online onde narrava tudo que acontecia conforme me debruçava sobre os preparativos para o reconhecimento da cidadania do meu marido e de seus dois irmãos.
Sempre prezei por apresentar conteúdos seriamente apurados de forma didática para que realmente pudesse ajudar a todos.
MINHA TRAJETÓRIA
Ao longo dos últimos anos, fui me interessando e me especializando em genealogia e memória.
Acho fascinante o regaste da memória familiar. Acredito que desvendar o passado dos nossos ancestrais nos ajuda a compreender a nossa própria história e a ter uma consciência maior de família, essencial para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.
São mais de 10 anos me debruçando sobre estudos desta natureza. Iniciei esta trajetória com a genealogia da família italiana do meu marido prosseguindo com a pesquisa genealógica e artística que desenvolvo sobre o artista francês Sisson e seus descendentes no Brasil por meio do Instituto Sébastien Sisson.
Hoje, vivendo na Itália, fico feliz por poder estender minha atuação como pesquisadora auxiliando os descendentes de italianos na descoberta de informações sobre seus antepassados oferencendo o serviço de pesquisa genealógica e busca de certidões italianas.
MEU OBJETIVO
O Diário da Cidadania Italiana está há 10 anos online auxiliando brasileiros interessados em reconhecer a cidadania.
“Olá Bárbara, tudo bem! Acabei de encontrar seu blog e estou adorando! Parabéns!”
“Seu blog tem me ajudado muito. Parabéns.”
“Parabéns, excelente dicas, o mais completo que encontrei na internet.”
São comentários como estes que me estimulam a contribuir com a gigantesca quantidade de pessoas que sonham em melhorar suas vidas buscando novas oportunidades e locais para viver assim como fizeram os italianos que para o Brasil emigraram há mais de 100 anos atrás.
VIVER NA ITÁLIA
A vida no Brasil anda desesperançosa e frustrante. A obtenção da cidadania italiana tem sido a solução para muitos brasileiros porém, a jornada é árdua.
Preparar a documentação e iniciar processo de reconhecimento da cidadania em si, é trabalhoso, burocrático e cercado de serviços pouco profissionais existentes no mercado.
Junto com o meu marido passei por esse processo. Foram quase 10 anos até que conseguíssemos alcançar nosso objetivo.
A partir do reconhecimento da cidadania italiana dele, nossa vida seguiu um novo rumo. Hoje moramos na Itália, trabalho prestando serviço de pesquisa genealógica e busca de certidões italianas e estamos construindo um novo futuro para nós e nossa filha.
O processo de reconhecimento da cidadania é custoso mas não tem preço que pague poder ver minha filha brincar tranquilamente nos parques públicos da cidade, ter escola e comida de qualidade excepcional sem ter que gastar uma quantia exorbitante e viver num país que tem uma civilidade pouco vivenciada no dia a dia de nós brasileiros quando vivemos no Brasil.
Digo a vocês: Vale muito a pena!
Sigam em frente, vençam os obstáculos e reconheçam a cidadania italiana!
Caso precise encontrar as certidões do seu antepassado italiano, fique à vontade para entrar em contato comigo por email ou dê uma lida nos posts de passo a passo que editei para auxiliá-los na preparação da documentação necessária.
Curta a jornada! Desvende seu passado. Conheça e absorva a cultura italiana. Ela é linda e fascinante! E os cenários aqui, são dignos de filme.
Sou Bárbara Ferreira, brasileira nascida no Rio de Janeiro. Hoje moro na Itália, na belíssima Bergamo, atuando como pesquisadora genealógica e auxiliando os brasileiros na obtenção dos documentos de registro dos seus antepassados italianos.
Contato: barbferreira@gmail.com