Sobre

 

Sou Bárbara Ferreira, criadora do Diário da Cidadania Italiana. Trabalho com pesquisa de memória familiar há mais de 10 anos. Neste site você encontrará informações e serviços que lhe ajudarão a identificar suas origens e a reconhecer sua tão sonhada cidadania italiana.

Quando criei o blog em 2007 pensei em ajudar as pessoas a obter informações sobre cidadania italiana criando um diário online onde narrava tudo que acontecia conforme me debruçava sobre os preparativos para o reconhecimento da cidadania do meu marido e de seus dois irmãos.

Sempre prezei por apresentar conteúdos seriamente apurados de forma didática para que realmente pudesse ajudar a todos.

 

MINHA TRAJETÓRIA

Ao longo dos últimos anos, fui me interessando e me especializando em genealogia e memória.

Acho fascinante o regaste da memória familiar. Acredito que desvendar o passado dos nossos ancestrais nos ajuda a compreender a nossa própria história e a ter uma consciência maior de família, essencial para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.

São mais de 10 anos me debruçando sobre estudos desta natureza. Iniciei esta trajetória com a genealogia da família italiana do meu marido prosseguindo com a pesquisa genealógica e artística que desenvolvo sobre o artista francês Sisson e seus descendentes no Brasil por meio do Instituto Sébastien Sisson.

 

BN-web
Em pesquisa na Biblioteca Nacional junto com a bibliotecária Mônica Carneiro. Foto: Victor Hugo Santos.

Hoje, vivendo na Itália, fico feliz por poder estender minha atuação como pesquisadora auxiliando os descendentes de italianos na descoberta de informações sobre seus antepassados oferencendo o serviço de pesquisa genealógica e busca de certidões italianas.

 

MEU OBJETIVO

O Diário da Cidadania Italiana está há 10 anos online auxiliando brasileiros interessados em reconhecer a cidadania.

 

“Olá Bárbara, tudo bem! Acabei de encontrar seu blog e estou adorando! Parabéns!”

“Seu blog tem me ajudado muito. Parabéns.”

“Parabéns, excelente dicas, o mais completo que encontrei na internet.”

 

São comentários como estes que me estimulam a contribuir com a gigantesca quantidade de pessoas que sonham em melhorar suas vidas buscando novas oportunidades e locais para viver assim como fizeram os italianos que para o Brasil emigraram há mais de 100 anos atrás.

 

VIVER NA ITÁLIA

A vida no Brasil anda desesperançosa e frustrante. A obtenção da cidadania italiana tem sido a solução para muitos brasileiros porém, a jornada é árdua.

Preparar a documentação e iniciar processo de reconhecimento da cidadania em si, é trabalhoso, burocrático e cercado de serviços pouco profissionais existentes no mercado.

Junto com o meu marido passei por esse processo. Foram quase 10 anos até que conseguíssemos alcançar nosso objetivo.

A partir do reconhecimento da cidadania italiana dele, nossa vida seguiu um novo rumo. Hoje moramos na Itália, trabalho prestando serviço de pesquisa genealógica e busca de certidões italianas e estamos construindo um novo futuro para nós e nossa filha.

O processo de reconhecimento da cidadania é custoso mas não tem preço que pague poder ver minha filha brincar tranquilamente nos parques públicos da cidade, ter escola e comida de qualidade excepcional sem ter que gastar uma quantia exorbitante e viver num país que tem uma civilidade pouco vivenciada no dia a dia de nós brasileiros quando vivemos no Brasil.

 

montagem
Fotos: Bárbara Ferreira

 

Digo a vocês: Vale muito a pena!

Sigam em frente, vençam os obstáculos e reconheçam a cidadania italiana!

Caso precise encontrar as certidões do seu antepassado italiano, fique à vontade para entrar em contato comigo por email ou dê uma lida nos posts de passo a passo que editei para auxiliá-los na preparação da documentação necessária.

Curta a jornada! Desvende seu passado. Conheça e absorva a cultura italiana. Ela é linda e fascinante! E os cenários aqui, são dignos de filme.

 

Bergamo do alto
Cidade de Bergamo (BG) – Lombardia. Foto: Bárbara Ferreira.

Sou Bárbara Ferreira, brasileira nascida no Rio de Janeiro. Hoje moro na Itália, na belíssima Bergamo, atuando como pesquisadora genealógica e auxiliando os brasileiros na obtenção dos documentos de registro dos seus antepassados italianos.

Contato: barbferreira@gmail.com