Benefícios da Dupla Cidadania

Última atualização: maio 2021

As possibilidades ao se ter uma dupla cidadania, especialmente a cidadania italiana

Você sabia que com a cidadania italiana você pode viajar e se estabelecer com muito mais praticidade e segurança no exterior?

Mas você pode estar pensando: eu já tenho minha vida estabelecida no Brasil e não tenho interesse em viver longe de meus familiares e amigos. Por que devo correr atrás disso?

Eu sempre fui apaixonada pela língua inglesa e desde nova tinha a vontade de ter uma experiência de vida no exterior. Hoje, prestes a me tornar uma cidadã Canadense, realizo esse sonho e mais do que isso, tenho a oportunidade de possibilitar aos meus futuros filhos uma vida de qualidade, com segurança e excelente serviços de educação e saúde, todos públicos.

Não possuo uma cidadania europeia e tive que fazer um alto investimento financeiro, de tempo e de dedicação para que esse sonho se concretizasse. Quando vejo meus amigos que possuem direito em reconhecer suas cidadanias europeias, mas não as fazem por preguiça ou por falta de prioridade, fico me questionando: essas pessoas não conseguem olhar além? O futuro é imprevisível e porque não deixar uma porta aberta caso precise?

E é isso que a dupla cidadania simboliza para mim: uma porta aberta caso eu ou minha família precisem.

A cidadania italiana pode ser transmitida sem limitação de gerações, e pode ser uma opção viável para viver tranquilamente nos Estados Unidos e na Europa, realizando o sonho de viver, estudar e trabalhar em países de desenvolvidos.

dupla cidadania

Como cidadão italiano, você tem a possibilidade de:

  • Residir legalmente nos Estados Unidos adquirindo um visto de investidor ao abrir seu próprio negócio.
  • Estudar na Europa podendo trabalhar legalmente.
  • Morar, estudar e trabalhar em qualquer dos 28 países da União Europeia e dos demais que fazem parte do Área Schengen, incluindo Suíça, Noruega e Islândia.
  • Acesso facilitado e menos custoso às instituições de ensino na Europa.
  • Viajar pelo mundo com mais facilidade e entrar em países como Estados Unidos, Canadá ou Japão sem a necessidade de um visto de turismo.
  • Estar coberto pela rede pública de saúde da Itália.

O ano de 2020 nos ensinou que o futuro é imprevisível e não temos o controle de nada. Se você tem a possibilidade de obter uma segunda cidadania, por que não começar isso agora?


Para entender um pouco mais sobre a possibilidade de viver legalmente nos Estados Unidos tendo o seu próprio negócio, nós preparamos um artigo com informações muito úteis. Leia aqui.

Nós preparamos também esse artigo com um resumo das informações do site oficial da UE, sobre viver, trabalhar e estudar em países da União Europeia.


Se você não sabe a origem dos seus avós e bisavós ou já ouvi falar que teve um italiano na sua família, então comece investigando os documentos familiares, pois saiba que se você é do Sul ou Sudeste do Brasil ou tem família nestas regiões, muito provavelmente você tem um antepassado italiano e pode adquirir a dupla cidadania.

Nós temos um Guia Passo a Passo que irá te orientar a verificar se você possui o direito de reconhecer a cidadania italiana e irá te guiar na reunião da documentação necessária para o processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Por Juliana Ferreira
Gerente de Projetos do Diário

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *