Possui pouca informação sobre seu antepassado italiano?

Última atualização: julho de 2021

Nosso guia gratuito te ajudará a descobrir suas raízes e a pesquisar sobre seu antepassado italiano.

Para auxiliar os descendentes de italianos a iniciarem suas pesquisas, disponibilizamos gratuitamente nosso guia, Como Iniciar sua Pesquisa sobre seu Antepassado Italiano, um guia básico de pesquisa genealógica para auxiliar quem possui pouca informação sobre o antepassado italiano que migrou para o Brasil.



Informações básicas sobre o seu antepassado italiano são necessárias para que seja possível providenciar as certidões dele na Itália, fundamentais para o procedimento de reconhecimento da cidadania italiana.

Você precisa descobrir pelo menos as seguintes informações:

  • Nome completo
  • Filiação
  • Local e data (ou ano aproximado) de nascimento
  • Nome do cônjuge (caso tenha casado na Itália)
  • Local e data (ou ano aproximado) de casamento (caso tenha casado na Itália)

Normalmente, descobrir o exato comune (município) onde nasceu o antepassado italiano não é uma tarefa fácil pois nem sempre esta informação consta na documentação brasileira.

Tentar localizar pelo menos alguma referência de naturalidade auxilia substancialmente a pesquisa dos registros italianos, por isso, aconselhamos sempre primeiramente, investigar estas informações na documentação brasileira ou demais documentos de posse da família.

Nosso guia gratuito de pesquisa se propõe a te ajudar nesta tarefa.


Guia de pesquisa genealógica para cidadania italiana

Agora, se você procura por um conteúdo mais abrangente, que te ensine com detalhes como pesquisar suas origens para reconhecer a cidadania italiana, nosso Guia de Pesquisa Genealógica para Cidadania Italiana vai te ajudar.