Isolina e Giuseppe: italianos

Durante uma das minhas pesquisas fui positivamente surpreendida  quando recebi esta fotografia da minha cliente que hoje   ilustra a capa do guia de pesquisa que editei para auxiliar os descendentes de italianos a iniciarem suas pesquisas sobre seus antepassados.

 

 

A imagem   marcante  deste casal de italianos da província de Lucca  me causou uma forte emoção assim que  bati os olhos nela.

Eu havia passado o final de semana analisando  aquelas letrinhas manuscritas dos oitocentos nas imagens dos registros de batismo  e casamento deles quando, subitamente, meus pesquisados tomaram forma assim que recebi a fotografia.

 

Registros de batismo e casamento de Isolina e Giuseppe.

 

Proprietários de terra, diz  o registro de nascimento dos primeiros filhos.   A postura  firme do casal me remete a algo do tipo.  Uma profissão que pouco vejo nos registros civis daquela época. No geral, os imigrantes de italianos eram   simples lavradores.

Isolina Pescaglini e Giuseppe Palagi nasceram e casaram em Camaiore,   um comune da província de Lucca, na Toscana, e residiram na pequena fração deste comune chamada Santa Lucia.

 

Santa Lucia –  Camaiore, Lucca.

 

Foi exatamente em Santa Lucia que Giuseppe nasceu.  Um pequeno local onde situa-se a remota igreja “Santa Lucia in Vegghiatoia”. Provavelmente a igreja onde Giuseppe foi batizado.

Precisava entrar em contato com a pequena igreja para solicitar a certidão de batismo do Giuseppe como me direcionou a Diocese de Lucca porém, este caminho  de pesquisa se revelou árduo.

A igreja é tão isolada que simplesmente não conseguia  me comunicar com o  padre responsável. Foi uma verdadeira saga  até que  eu conseguisse comunicação com o padre de uma paróquia vizinha que se colocou a disposição de ir pessoalmente consultar os livros de registro da igreja de Santa Lucia.

E para  minha decepção, o registro não se encontrava lá. Foi somente após este resultado que consegui que a Diocese de Lucca consultasse as duplicatas dos registros de batismo daquela localidade.

Localizado o registro! Giuseppe Palagi foi batizado em uma igreja próxima e a Diocesi de Lucca conserva a duplicata do registro por isso, pude providenciar a certidão de batismo do meu pesquisado finalizando a pesquisa genealógica  e a busca das certidões italianas para que minha cliente possa reconhecer sua cidadania.

 

Giuseppe Palagi, em pé, a direita, com amigos na Itália. Ao que parece, estavam jogando Bocha.

 

Deixe uma resposta