Tá na Itália? Que tal pesquisar pela origem do seu antepassado?

A Itália é o destino turístico de muitos brasileiros e também o destino de estudo e trabalho de tantos outros. Estando por aqui, por que não tirar um dia para pesquisar suas origens?

Principalmente para quem está almejando fazer o reconhecimento da cidadania italiana, pesquisar pelo local de nascimento do  antepassado diretamente aqui na Itália é uma experiência única e que pode poupar bons euros no processo de cidadania.

Para começar, você precisa ir  a um único  local: ao “Archivio di Stato”, localizado na capital da província onde nasceu seu antepassado.

 

 

Geralmente  a informação da província de nascimento, você encontra nos documentos brasileiros dos seus familiares onde constam citações sobre o italiano:  natural de Verona, natural de Cosenza…

Dentro de cada província existem dezenas de comunes. Descobrir o exato comune de nascimento do italiano é a informação que você precisa encontrar.

No “Archivio di Stato”  você poderá consultar os livros de nascimento dos comunes da referida província. São livros com este da imagem abaixo, onde constam os registros de nascimento das pessoas nascidas em determinado ano, de determinado comune.

 

 

Dentro você  poderá consultar pelo sobrenome da sua família e ter acesso a um monte de informações  maravilhosas caso encontre o registro de nascimento do seu antepassado: dia , hora e local de nascimento do italiano; profissão, idade e local de residência dos pais no momento do nascimento ; nome da pessoa que declarou o nascimento (geralmente é o próprio pai), entre outros dados genealógicos de grande valor.

 

 

Livros de registros de casamento e óbito também se encontram nos Arquivos de Estado. Um gigantesco universo de pesquisa.

Outra fonte de pesquisa que pode ser consultada no “Archivio di Stato” são os registros militares. Se seu antepassado prestou serviço militar na Itália, você poderá encontrar o registro  pessoal dele: uma documentação oficial onde constam  todos os serviços militares prestados por ele ao Estado.

 

 

Os registros militares estão organizados por ano. Consulte os livros referentes ao ano de nascimento do seu antepassado e aos anos próximos porque   a classe militar  pode ser diferente da classe de nascimento.

As  listas de recrutamento militar (Liste di Leva) também podem ser extremamente úteis principalmente se estiverem organizadas por sobrenome. Estas listas   eram redigidas anualmente  em cada comune,  ou seja, se organizadas por sobrenome, você poderá consultar os convocados de todos os comunes da província do contrário, terá que consultar comune por comune onde suspeita ter nascido seu antepassado italiano.

 

 

Muitas outras  preciosidades podem ser encontradas em um  “Archivio di Stato italiano”. Recentemente estive no “Archivio di Modena” em visita guiada pela senhora  Margherita Lanzetta durante o evento “Mese della genealogia e della storia di famiglia”, onde presenciei um mundo de documentos históricos de tirar o fôlego!

 

Deixe uma resposta