FamilySearch, o paraíso da pesquisa genealógica

Última atualização: maio de 2021

Mais de 100 anos coletando, preservando e disponibilizando registros históricos – esse é o trabalho do FamilySearch

Imagine encontrar a assinatura do seu bisavô italiano no livro onde foi registrado o casamento dele. Ou ainda, descobrir o local, a data, a hora e em que rua da Itália ele nasceu! Seria um resgate magnífico da memória do seu antepassado italiano, não é mesmo?

 

registro de nascimento italiano
Registro de nascimento do italiano Mario Bassani nascido em Mantova.

Acredite, é possível descobrir a memória da sua família sem sair de casa!

Graças ao magnífico trabalho da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como igreja dos Mórmons, o principal patrocinador do FamilySearch.

O FamilySearch é a maior organização genealógica do mundo. Foram os pioneiros em criar os primeiros padrões para reunir, capturar as imagens, indexar e preservar os registros históricos.

 

FamilySearch

 

A organização é historicamente conhecida como a Sociedade Genealógica de Utah, fundada em 1894 com um propósito de inestimável valor à humanidade: preservar os registros da família humana, ajudando as pessoas a conectar-se com seus antepassados por meio de fácil acesso aos registros históricos.

São mais de 100 anos coletando e preservando registros. E a tecnologia que usam para isso é admirável.

  • Capturam imagens de qualidade de preservação disponibilizando imediatamente a imagem do registro;
  • Convertem microfilmes em formato digital;
  • Providenciam a indexação dos dados dos registros para que possam ser mais facilmente pesquisados;
  • E o mais impressionante: possuem um centro de preservação dos registros literalmente instalado nas profundidades das montanhas de Utah.
Granite Mountain Records Vault
Entrada do “Granite Mountain Records Vault” em Utah.

O Granite Mountain Records Vault é um enorme cofre de extrema segurança com atmosfera controlada para garantir a longevidade dos mais de 2,4 milhões de rolos de microfilmes e registros digitais de mais de 100 países. É a maior coleção de registros genealógicos do mundo!

 

Granite Mountain Records Vault
Registros arquivados no “Granite Mountain Records Vault”.

Mas como posso pesquisar? Você deve estar se perguntando.

Do seu próprio computador você inicia sua pesquisa genealógica. O acesso aos registros estão disponíveis online no site do FamilySearch. Primeiro você precisa saber onde encontrar o que procura dentro do site. Basicamente o acesso aos registros podem ser feitos por dois caminhos:

Na opção do menu, Pesquisar >> Registros, poderá fazer uma busca pelo nome de seu antepassado, ou pesquisar um determinado local ou coleção. Pelo nome de um antepassado a pesquisa é feita apenas nos registros indexados.

Os registros indexados são aqueles que, depois de terem sido digitalizados, tiveram os dados-chave transcritos para produzir um índice pesquisável por meio de busca nominativa. Este trabalho é feito por voluntários de todo mundo que usam o aplicativo de indexação do FamilySearch para criar índices rápidos e precisos.

Na opção, Pesquisar >> Catálogos, você terá acesso aos registros por uma perspectiva diferente. Você poderá folhear as páginas dos livros de registros de nascimentos italianos de uma determinada cidade, por exemplo.

A maneira mais eficaz de usá-lo é procurar um local, como um comune ou província, e ver quais registros estão disponíveis naquela jurisdição.

Os resultados estarão divididos por tipo de registro, tais como registros vitais e paroquiais. Quando encontrar uma coleção de seu interesse, você poderá verificar como e onde ela está disponível, e então começar a pesquisar as informações que precisa.

Ao procurar registros no FamilySearch, você vai perceber que nem todos foram disponibilizados da mesma forma. O acesso a alguns dos registros é restrito, geralmente devido a acordos contratuais entre o FamilySearch e os proprietários do registro.

Para visualizá-los você deverá ir a um dos Centros de História da Família ou a uma das biblioteca afiliadas ao FamilySearch.

 

Bibliotecas do FamilySearch

 

Estes locais de pesquisa estão espalhadas pelo mundo. As bibliotecas afiliadas ficam dentro das igrejas dos mórmons. Lá você encontrará voluntários que te auxiliarão na pesquisa. Neste link você pode encontrar o local mais perto da sua casa.

 

Biblioteca afiliada FamilySearch
Biblioteca afiliada FamilySearch.

E para completar a grandiosidade deste projeto genealógico, o FamilySearch administra a Family History Library, a maior biblioteca genealógica do mundo localizada em Salt Lake City – Utah.

 

Family History Library - Family Search
Fachada do “Family History Library” em Salt Lake City – Utah.

A biblioteca, que é aberta ao público em geral, oferece uma experiência interativa cuidadosamente desenhada para que os visitantes descubram a história de suas famílias.

 

 

Nosso compromisso de ajudar as pessoas a se conectar com seus antepassados está enraizado em nossas crenças de que as famílias devem ser o ponto central de nossa vida e que o relacionamento familiar pode continuar além desta vida.
– FamilySearch.

Por Bárbara Ferreira
Gerente de Pesquisas do Diário

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *