Pesquisa e Busca de Certidões Italianas

As certidões italianas são absolutamente fundamentais para se efetuar o processo de reconhecimento da cidadania, mas nem sempre são fáceis de serem adquiridas.

Trabalhamos com pesquisa genealógica e busca de certidões italianas. Nosso serviço contempla localizar os registros e buscar o documento na Itália cuidando para que este seja emitido da maneira correta para fins de reconhecimento da cidadania.

Enviamos a documentação em segurança para o endereço do cliente, acompanhando pelo Impresso da Origem Italiana, um material personalizado  criado para contribuir com o resgate da memória familiar, um dos propósitos do nosso trabalho.

 

 

BUSCA DE CERTIDÕES

Quando o cliente tem conhecimento do comune (município) de nascimento / casamento do seu antepassado ou o nome e a localização da igreja onde o italiano foi batizado / casado (para o caso de emissão de certidões religiosas), o serviço a ser prestado é apenas o de busca de certidões italianas.

Tal serviço contempla:

  • Solicitar formalmente a emissão do documento;
  • Conferir se os dados contidos no registro histórico estão apresentados corretamente na certidão emitida;
  • Verificar se o documento está devidamente firmado e carimbado pelo responsável pela emissão da certidão;
  • Buscar o documento no órgão público ou instituição religiosa italiana competente.

 

 

Nosso trabalho de busca de documentos, na maioria das vezes, requer uma amplitude de atuação no sentido de demandar uma pesquisa para que seja localizado o registro civil ou religioso. Para estes casos, é necessário fazer previamente uma pesquisa genealógica.

 

PESQUISA GENEÁLOGICA

Quando o cliente só possui a informação da província ou região de nascimento ou quando sabe o comune mas não sabe a igreja onde foi batizado / casado o italiano (situações onde será preciso buscar as certidões religiosas – de batismo ou matrimônio – ao invés de certidões civis), efetuamos o trabalho de pesquisa genealógica.

Somente após localizado o registro, prosseguimos com o trabalho efetuando a busca do documento.

 

 

Metodologia de Pesquisa

Primeiramente fazemos uma coleta de informações familiares e analisamos a documentação fornecida pelo cliente para compreender bem o caso e procurar indícios que orientem a pesquisa genealógica.

Após análises e verificações preliminares dos dados a fim de objetivar a pesquisa, prosseguimos consultando  bases de dados genealógicas, catálogos  de registros civis , religiosos, militares e anagráficos entre outras ações relevantes para a pesquisa.

O contato direto junto à órgãos públicos e instituições religiosas também faz-se necessário durante o processo. Ir pessoalmente aos arquivos públicos de pesquisa para consultar os livros históricos de determinada província também é parte do trabalho.

 

 

Relatório de Pesquisa

Periodicamente, o cliente de pesquisa recebe notícias sobre o andamento do trabalho por meio do Status de Pesquisa: o que tem sido feito e quais os próximos passos da pesquisa.

Apesar de remota, existe a possibilidade de a pesquisa genealógica não ser concluída com sucesso, ou seja, não existir a possibilidade de se obter dados precisos a respeito do registro do italiano por falta de documentação ou outros motivos oriundos de adversidades que fogem ao campo de ação de um pesquisador.

Um exemplo: imagine que folhas de um livro antigo com registros de batismo tenham sido danificadas,  a duplicata do registro não tenha sido conservada e as informações do ato não tenham  sido previamente digitalizadas. Seria um caso em que não encontraríamos o registro de batismo.

Neste caso, ao final do trabalho, o cliente recebe um Relatório de Pesquisa contendo todas as ações feitas durante o processo para ter ciência do caminho de pesquisa percorrido.

 

 

APOSTILAMENTO DE DOCUMENTO

Para qualquer  retificação nos documentos brasileiros possa ser feita (administrativamente ou judicialmente), é necessário que a certidão italiana esteja apostilada  (apostille).

Trata-se do reconhecimento da firma do responsável pela emissão  do documento. Após emissão das certidões, solicitamos o apostilamento no órgão italiano competente.

 

 

PRAZO

O prazo para conclusão do serviço de busca de certidões italianas é de aproximadamente 30 dias.

Quando é necessário fazer pesquisa genealógica, não temos como fornecer um prazo preciso pois varia de acordo com a complexidade da pesquisa e porque dependemos da disponibilidade de diversos órgãos públicos e instituições religiosas para a conclusão do trabalho. Pode ser extremamente rápido como também, durar alguns meses.

 

EQUIPE

Bárbara Ferreira
Genealogista com mais de 10 anos de experiência em resgate de memória familiar. Trabalha no gerenciamento e execução das pesquisas genealógicas e busca de documentação italiana.

 

 

Juliana Ferreira
Administradora com experiência de anos de trabalho em empresa multinacional. Trabalha no atendimento e prospecção de novos clientes e no auxílio às pesquisas genealógicas.

 

 

DEPOIMENTOS

Nada mais gratificante que receber depoimentos felizes dos nossos clientes. Abaixo, alguns deles como referência do nosso trabalho.

 

Agradeço e parabenizo a Barbara pelo excelente trabalho desenvolvido. Com profissionalismo e conhecimento dos registros notariais italianos, localizou com sucesso o registro de meu antepassado. A comunicação é clara e objetiva e o trabalho realizado com muito afinco. Nota 10!
– Rafael Beltrami

 

Quero agradecer imensamente por todo auxílio durante a minha saga na busca das minhas certidões na Itália, sanando minhas dúvidas até altas horas, com toda assertividade, segurança, atenção, tempo disponibilizado, presteza.  Sempre muito solícita e dedicada resolvendo o meu problema em tempo hábil.
– Márcia Canton

 

Estou recomendando seus trabalhos para quem me pergunta sobre a cidadania. Sempre correta, atenciosa e prestativa!
– Eduardo Airoldi

 

Quero neste e-mail expressar toda minha gratidão e admiração, achei que você foi super rápida em encontrar a certidão. Principalmente por a mesma não se encontrar no comune de Cremona e sim em outro comune. Não é fácil… Por isso a surpresa em receber a notícia em tão pouco tempo. E quero lhe agradecer.  Pois, bate uma coisa no peito, quando a gente vê o papel. Lê os nomes as datas. E tentamos imaginar tantas coisas referentes àquela pessoa que se torna tão mais chegada da gente… num pedaço de papel… uma vida… tantas histórias…  Fico emocionada com cada certidão conseguida. Obrigada!
– Aparecida Siqueira

 

Recomendo fortemente seu trabalho idôneo, ágil e competente! Recebi a certidão do meu avô muito antes do que esperava e pagando um preço justo. Acho que é isso que devemos esperar das pessoas. Muito boa sorte e sucesso!
– Alline Basile

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Envie agora mesmo os dados sobre seu antepassado italiano pelo  email contato@diariodacidadaniaitaliana.com. Teremos o maior prazer em analisar o seu caso.