Quem faz o Diário

 

Sou Bárbara Ferreira, criadora do Diário da Cidadania Italiana. Trabalho com pesquisa de memória familiar há mais de 10 anos. Neste site você encontrará informações e serviços que te ajudarão a identificar suas origens e a reconhecer sua tão sonhada cidadania italiana.

 

Minha Trajetória

Ao longo dos últimos anos, fui me interessando e me especializando em genealogia.

Acho fascinante o regaste da memória familiar. Acredito que desvendar o passado dos nossos ancestrais nos ajuda a compreender a nossa própria história e a ter uma consciência maior de família, essencial para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.

São mais de 10 anos me debruçando sobre estudos desta natureza. Iniciei esta trajetória com a genealogia da família italiana do meu marido prosseguindo com a pesquisa genealógica e artística que desenvolvo sobre o artista francês Sisson e seus descendentes no Brasil por meio do Instituto Sébastien Sisson.

 

BN-web
Em pesquisa na Biblioteca Nacional junto com a bibliotecária Mônica Carneiro. Foto: Victor Hugo Santos.

 

Hoje, vivendo na Itália, fico feliz por poder estender minha atuação como pesquisadora auxiliando os descendentes de italianos na descoberta de informações sobre seus antepassados oferencendo o serviço de pesquisa genealógica e busca de certidões italianas  e de poder assessorá-los no reconhecimento de suas cidadanias diretamente aqui na Itália.

 

Minha especialização em grande parte destas atividades adquiri graças a mentoria do especialista Fabio Barbiero, que  se dedica a orientar e formar profissionais dentro das boas práticas e legalidade do processo de cidadania italiana.

 

 

EQUIPE

O Diário vem crescendo e os colaboradores também. Hoje conto com o trabalho da minha irmã, Juliana Ferreira, responsável por parte dos atendimentos aos clientes.

Conto também com minha amiga , Clarisse Czertok,  responsável por receber e assessorar nossos clientes   no processo de reconhecimento da  cidadania italiana feito na Itália

E com a advogada paulista Sylmara Osti, responsável pelos processos de retificação  e demais procedimentos de preparo da documentação dos nossos clientes.

 

Com Juliana Ferreira, com Clarisse Czertok e com Sylmara Osti.

 

Meu Objetivo

O Diário da Cidadania Italiana está há mais de 10 anos online auxiliando brasileiros interessados em reconhecer a cidadania.

 

Olá Bárbara, tudo bem! Acabei de encontrar seu blog e estou adorando! Parabéns!

Seu blog tem me ajudado muito. Parabéns.

Parabéns, excelente dicas, o mais completo que encontrei na internet.

 

São comentários como estes que me estimulam a contribuir com a gigantesca quantidade de pessoas que sonham em melhorar suas vidas buscando novas oportunidades e locais para viver assim como fizeram os italianos que para o Brasil migraram há mais de 100 anos.

 

Viver na Itália

A vida no Brasil anda desesperançosa e frustrante. A obtenção da cidadania italiana tem sido a solução para muitos brasileiros porém, a jornada é árdua.

Reunir  as certidões, preparar a documentação e iniciar o processo de reconhecimento da cidadania é trabalhoso, burocrático e cercado de serviços pouco profissionais existentes no mercado.

Junto com o meu marido passei por esse processo. Foram quase 10 anos até que conseguíssemos alcançar nosso objetivo.

A partir do reconhecimento da cidadania italiana dele, nossa vida seguiu um novo rumo. Hoje moramos na Itália, trabalho com cidadania italiana    e estamos construindo um novo futuro para nós e nossa filha.

O processo de reconhecimento da cidadania é custoso mas não tem preço que pague poder ver minha filha brincar tranquilamente nos parques públicos da cidade, ter escola e comida de qualidade excepcional sem ter que gastar uma quantia exorbitante e viver num país que tem uma civilidade pouco vivenciada no dia a dia de nós brasileiros quando vivemos no Brasil.

 

montagem
Fotos: Bárbara Ferreira

 

Digo a vocês: Vale muito a pena!

Sigam em frente, vençam os obstáculos e reconheçam a cidadania italiana!

Caso precise encontrar as certidões do seu antepassado italiano ou reconhecer a cidadania na Itália, fique à vontade para entrar em contato comigo por email. Dê uma lida nos posts de passo a passo  que editei para auxiliá-los na preparação da documentação necessária.

Curta a jornada! Desvende seu passado. Conheça e absorva a cultura italiana. Ela é linda e fascinante! E os cenários aqui, são dignos de filme.

 

Bergamo do alto
Cidade de Bergamo (BG) – Lombardia. Foto: Bárbara Ferreira.

 


Bárbara Ferreira
Brasileira nascida no Rio de Janeiro. Hoje moro na Itália, na belíssima Bergamo, auxiliando os brasileiros na obtenção da cidadania italiana.
contato@diariodacidadaniaitaliana.com