5º Passo – Buscar as certidões no Brasil

Antes de solicitar nos cartórios a emissão das segundas vias de todas as certidões necessárias aos processo, providencie a emissão CNN – certidão negativa de naturalização.

Esta certidão é muito importante porque, se seu antepassado italiano tiver se naturalizado brasileiro antes do nascimento do filho(a) dele que descende até você, automaticamente o direito de reconhecer a cidadania italiana deixa de ser permitido.

É indicado, inclusive, emitir a CNN assim que descobrir o nome completo, ano de nascimento e filiação do italiano para verificar de imediato se houve naturalização ou não.

 

CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO

Quando você tiver com a certidão de nascimento italiana do seu antepassado em mãos, é  hora de solicitar a CNN mais uma vez. Agora você irá inserir os dados completos e corretos  do italiano baseado na certidão mais antiga dele, a de nascimento/batismo.

Esta certidão deverá ser emitida pelo Ministério da justiça. Para isso você precisará consultar o cadastro do Departamento de Naturalização disponível online neste link.

Para que o sistema emita a CNN, você precisará inserir o nome do seu antepassado italiano, a filiação, a data e o local de nascimento exatamente como constam na certidão de nascimento italiana.

Além disso, você deverá inserir as variações do nome que tenham sido utilizadas por ele no Brasil. Por exemplo, a correta grafia do nome do antepassado do meu marido é Pasquale Magnelli porém, no Brasil ele se apresentava como Paschoal Magnelli.

Emitida a CNN, imprima e retorne a página inicial, agora para autenticar o documento. Clique em “Autenticar CNN” e insira o número de protocolo, data e hora da emissão da CNN que constam na folha que você imprimiu. Ponto! A autenticação é feita. Imprima a autenticação e anexe a CNN.

Se o seu antepassado tiver se naturalizado brasileiro, ao invés da CNN, uma CPN (certidão positiva de naturalização), será emitida. Neste caso, você deverá verificar a data que ocorreu a naturalização. Se tiver sido depois do nascimento do filho(a), ótimo! Siga em frente. Mas, se ele tiver se naturalizado antes do nascimento do filho(a), infelizmente você perde seu direito de reconhecer a cidadania italiana.

 

CERTIDÕES CIVIS

Já localizou os cartórios onde estão todas as certidões brasileiras necessárias para o reconhecimento da cidadania italiana? Agora é hora de buscá-las. Você precisa solicitar a emissão da 2ª via de todas elas.

Se ainda falta localizar alguma certidão, você precisará efetuar uma pesquisa para localizá-la. No post sobre pesquisa genealógica explico como proceder.

Para aquelas certidões que você já tem uma cópia ou pode encontrá-la facilmente com seus familiares, basta verificar qual é o cartório, anotar o número do registro, do livro e da folha e informar ao cartório para que seja emitida a certidão.

As certidões a serem apresentadas para o reconhecimento da cidadania italiana precisam ser emitidas no formato Inteiro Teor. Por isso, não esqueça de mencionar esta necessidade quando for solicitar a 2ª via.

Um documento em “Inteiro Teor” é a versão completa do documento. Nele você encontrará todos os dados, anotações e as averbações do registro civil.

 

VALIDADE DAS CERTIDÕES

A realização do procedimento de reconhecimento da cidadania italiana demanda que todas as certidões necessárias sejam em inteiro teor e com data de emissão não superior a um ano.

A data de validade dos documentos começa a contar a partir da data de emissão das certidões por parte dos cartórios e não a partir da data da tradução ou do apostilamento da documentação.

Por falar em tradução e apostilamento, o próximo passo e preparar a documentação para dar entrada no seu processo de reconhecimento da cidadania.

 

CERTIDÕES reunidas

De posse de todas as certidões emitidas recentemente e em inteiro teor, você terá finalizado a parte que costuma ser a mais demorada de todo o processo que é reunir a documentação para dar entrada no seu pedido de reconhecimento da cidadania italiana.

Agora você precisará traduzir e apostilar sua documentação mas antes disso, é extremamente importante  submeter suas certidões  à análise de um profissional especializado em cidadania italiana para verificar itens que devem ser retificados e/ou acrescentados na documentação brasileira .

Itens retificados, certidões traduzidas e apostiladas: é hora de solicitar o reconhecimento da sua cidadania, via consulado italiano no Brasil ou diretamente aqui na Itália como tem feito milhares  de  brasileiros.

 

 


Informação Importante:
Trabalhamos com assessoria para reconhecer a cidadania italiana na Itália. Caso tenha interesse, solicite um orçamento pelo email contato@diariodacidadaniaitaliana.com

 

 

1º Passo
Verificar o direito a cidadania

 

Deixe uma resposta