3º Passo – Buscar as certidões na Itália

No Brasil você sabe que deve recorrer a um cartório para registrar o nascimento, casamento ou óbito de uma pessoa mas, como funciona o registro civil na Itália?

Na Itália é um órgão público chamado comune que administra os documentos civis. O comune italiano é como se fosse a prefeitura no Brasil.

Comune é também a denominação dada a uma cidade. A organização territorial da Itália é dividida por regiões, províncias e comunes.

O mapa ilustrativo abaixo apresenta a Itália divida por regiões. Cada uma delas possui algumas províncias e cada província, dezenas de comunes.

Regioes-da-italia-WEB

O comune! Eis a informação mais importante que você precisa descobrir sobre o seu antepassado italiano. Saber em qual comune ele nasceu e se casou, é fundamental para buscar as certidões de nascimento e de casamento.

O comune costuma ser a informação mais difícil de encontrar. Geralmente a referência do local de nascimento nos documentos brasileiros diz respeito à província ou, com menos sorte, apenas à nacionalidade.

É comum encontrar nas certidões brasileiras: “fulano, natural de Verona” ou ainda “natural da província de Rovigo” ou apenas “nascido na Itália”.

Mas não se desespere se as certidões que possui estão assim. No próximo post dou dicas de onde pesquisar para tentar descobrir o local de nascimento e/ou casamento do seu antepassado. Um outro caminho para te ajudar a solucionar este problema é a contratação do serviço de um pesquisador genealógico.

 

Certidões Italianas

Na Itália você precisará buscar por uma ou duas certidões:

  • Estratto per riassunto dell’atto di nascita (certidão civil de nascimento)
  • Estratto per riassunto dell’atto di matrimonio (certidão civil de casamento)

Porém, se seu antepassado tiver nascido ou casado antes da implantação do registro civil na cidade onde ele nasceu, as certidões a serem buscadas serão:

  • Certificato di battesimo (Certidão de batismo)
  • Certificato di matrimonio religioso (Certidão de casamento religiosa)

Para as certidões civis, a busca é mais fácil. É preciso se dirigir ao comune para solicitar a emissão da certidão do seu antepassado.

Já para as certidões religiosas, o caminho é um pouco mais trabalhoso porque você terá que descobrir em que igreja seu antepassado foi batizado para solicitar ao padre a emissão do documento.

 

Solicitando certidão civil na Itália

Você precisará escrever ao comune solicitando a emissão da certidão do seu antepassado.

As seguintes informações são necessárias para solicitar uma via original da certidão italiana:

Para certidões de nascimento
Nome completo do italiano
Data de nascimento
Nome dos pais

Para certidões de casamento
Nome dos noivos
Data do casamento

Basicamente você deverá solicitar a certidão por e-mail e aguardar a resposta. No website Tuttitalia você encontrará o contato dos comunes italianos.

Primeiro busque o email do “ufficio di stato civile” no site do comune e solicite formalmente a emissão e o envio da certidão para o seu endereço.

Abaixo disponibilizo um modelo básico de texto para solicitação de certidão de nascimento.

Modelo para solicitar certidão de nascimento

Muitos comunes emitem e enviam o documento para o Brasil porém, nos últimos anos, vários deles não tem respondido devido a “enxurrada” de emails de brasileiros que diariamente solicitam certidões.

Tem ainda comunes que são ineficientes na resposta ou não enviam a certidão pelo correio para outros países. Isso tem demandado a ida pessoalmente ao local para buscar o documento o que é inviável para a maioria dos brasileiros.

Esses problemas tem sido solucionados com a contratação de serviços de busca de certidões italianas. Atualmente na Itália existem diversos profissionais prestando este serviço a fim de ajudar os brasileiros a obter os documentos dos seus antepassados.

 

Solicitando certidão religiosa na Itália

O caminho é um pouco mais longo para conseguir um documento religioso.

Neste caso, ao invés de escrever ao comune, você deverá escrever ao padre da igreja onde ocorreu o batismo ou o casamento do(a) italiano(a).

Busque pelo site da paróquia e nele, tente encontrar o email do padre ou o endereço da igreja, caso precise enviar o pedido por carta.

Para auxiliar nesta pesquisa é importante saber que cada igreja (chiesa) pertence a uma arquidiocese (diocese). No website Chiesa Cattolica Italiana você encontra os endereços das principais igrejas italianas.

Importantíssimo! O documento deverá ter o carimbo e a firma da cúria metropolitana responsável pela igreja em questão para que seja válido para o reconhecimento da cidadania italiana.

Abaixo, seja o modelo de pedido a ser feito ao padre:

Modelo para solicitar certidão de batismo

 

APOSTILANDO certidÕES na Itália

É extremamente comum se deparar com o sobrenome da sua família italiana grafado de diferentes formas nas certidões brasileiras, constatar o “aportuguesamento” do nome do seu antepassado italiano nos documentos dele no Brasil e ainda, encontrar uma série de discordâncias de informações entre uma certidão e outra.

Para que retifique estas informações a fim de regularizar sua documentação para o processo, você necessitará que a certidão italiana seja apostilada na Itália.

Este procedimento deve ser feito na  “Prefettura”da província onde seu antepassado nasceu. Você precisará enviar o documento para o setor de legalização e solicitar que seja feito o “apostille”.

Tal procedimento autentica o documento italiano para que possa ser utilizado em qualquer um dos países onde vigora a Convenção da Haia. Especificamente para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, o documento poderá ser utilizado para retificar a documentação brasileira.

 

 


Informação Importante:
Trabalhamos com pesquisa genealógica e busca de certidões italianas. Caso tenha interesse, solicite um orçamento pelo email contato@diariodacidadaniaitaliana.com

4º Passo
Pesquisar a sua genealogia

 

243 comentários Adicione o seu

  1. Marines Frigo disse:

    Gostaria de uma informação.
    Preciso solicitar o envio de uma certidão de nascimento da Italia. Tenho uma copia mas não é mais válida por foi expedida a 13 anos. COmo posso proceder para solicitar. Está certidão foi emitida pela Comune de Longare. Como funciona o pagamento da mesma. Será que poderiqa me passar as coordenadas.
    Desde já agradeço.
    Marines.

  2. Bárbara Ferreira disse:

    Olá Marines

    Não sei bem como proceder neste caso. Acredito que basta vc escrever para o comune de Longare solicitando o registro dele. Baixe aqui o modelo da carta, preencha e envie pelo correio e/ou fax para eles.

    Segue também o link com os dados para contato com o comune de Longare:
    http://www.comuni.it/pbase/?IDcom=3854

    Grande abraço

  3. claudia martiker disse:

    como conseguir certidao de nascimento e casamento de Fortunato Silvestri, que veio para o Brasil com a familia em 1888? segue abaixo o registro de desembarque pelo porto de santos:

    CAROLINA – FILHA 11/21/1888 ITALIANA
    COSINA – FILHA 11/21/1888 ITALIANA
    FORTUNATO SILVESTRI MARIDO 11/21/1888 ITALIANA
    LEONE – FILHO 11/21/1888 ITALIANA
    PACIFICA – FILHA 11/21/1888 ITALIANA
    PRIMO – FILHO 11/21/1888 ITALIANA
    RACHELE – FILHA 11/21/1888 ITALIANA
    ROSA – ESPOSA 11/21/1888 ITALIANA
    URBANO – FILHO 11/21/1888 ITALIANA

  4. Sandra disse:

    Olá. Gostaria que me informaace se possivel em qual comune deveria procurar pela certidão de casamento de meus bisavos e a de nascimento de minha bisavó. Sei o nome dos seus pais e que ela nasceu em Pieve-Verona no ano de 1882 e casou-se em 16.05.1904 mas nao sei em que lugar. Seu esposo nasceu no mesmo ano em Sanguinetto-Verona. Estou em dúvida pois ao pesquisar via internet aparecem diversas comunes de Pieve. vocês que tem um bom conhecimento podem me informar qual a comune que representa Pieve. Agradeço pela atençao e obrigada por nos informar atravez do site. Sandra

  5. Bárbara Ferreira disse:

    Olá Claudia

    Vc terá que fazer uma busca para descobrir onde estas certidões estão na Itália. Se vc conseguir descobrir de qual comuni ele veio vai ser bem mais fácil, vc mesma poderá escrever para eles solicitando o registro.
    Tente descobrir esta informação no Arquivo Nacional. Lá vc poderá conseguir uma cópia do prontuário da entrada dele no Brasil que poderá conter esta informação.

    Veja neste link como buscar informações:
    http://diariodacidadaniaitaliana.wordpress.com/2007/07/20/por-onde-procurar-informacoes/

    Ou, se for o caso, contrate um serviço de busca de certidões. Eu fiz isso e deu certo:
    http://diariodacidadaniaitaliana.wordpress.com/2008/08/11/carta-da-italia/

    Bjs.

    1. como contrato alguem na região de Treviso para procurar uma certidão de casamento do meu biza?

      1. Bárbara Ferreira disse:

        Olá Rozeneri
        Desculpe pela imensa demora para lhe responder. Tive problemas com o recebimento das minhas mensagens do blog.
        Infelizmente não tenho um profissional da região para te indicar. Moro na região da Lombardia mas trabalho buscando certidões em toda a Itália. Se tiver interesse, posso lhe atender.
        Grande abraço.

  6. Bárbara Ferreira disse:

    Olá Sandra

    Dá uma olhada neste site: http://www.comuni-italiani.it
    Pelo que vi lá, não existe um comuni chamado Pieve dentro da província de Verona que está situada na região de Veneto.
    Lá tem uma lista de todos os comuni da província de Verona. O comuni de Sanguinetto consta lá mas o de Pieve não.
    Espero que este site te ajude a visualizar melhor. Essa regiões, províncias e comuni da itália são confusos mesmo.

    Beijão

  7. katia disse:

    oi gostaria de saber como faço para conseguir o documento de batismo dos meu tataravós, eles são de 1823 de piemonte na itália, como faço para adquirir esses documentos pois os outros dos meus ancestrais ja tenho, muito obrigada.

  8. Marcio Antoniazzi disse:

    Olá!!
    Gostaria de saber como consigo a certidão de nascimento de meu avô.
    O nome dele era Luigi Giuseppe Antoniazzi, Nasceu em 26/08/1900 em Pieve de Soligo.
    Obrigado.

  9. TATIANE disse:

    OLAAAA ESTOU A PROCURA DE ALGUEM DA FAMILIA DA BALBINOTTI QUE JA TENHA SOLICITADO SUA CIDADANIA ITALIANA.
    QUALQUER INFORMACAO PODE SER ENVIADA AO ENDERECO DE EMAIL:
    taty_b_7@hotmail.com
    OBRIGADO

  10. Bárbara Ferreira disse:

    Olá Marcio
    O procedimento que conheço para buscar certidões na Itália está descrito neste post.
    Boa sorte!

  11. Suzei disse:

    Olá.
    Meu avô nasceu na Itália, na região de Treviso, provavelmente Rovigo, em 1895, chegou ao Brasil em 1897. Necessito da certidão de nascomento dele, como consigo?
    Obrigada.
    Suzei

  12. Meriélly Parra Scaldelai disse:

    Olá, bom dia
    Gostaria de uma informação. Estive olhando o modelo de carta e me surgiu uma dúvida. Diz que sou descendente de tal pessoa nascida na Itália, o ano, e depois filho de… nessa parte devo colocar o nome de quem? A pessoa que estou solicitando a certidão é do meu bisavô.

    Obrigada
    Meriélly

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Meriélly
      Nesta parte vc deve colocar o nome do pai do seu bisavô e logo depois o nome da mãe do seu bisavô. Se não souber, veja na certidão de nascimento do seu pai. Lá provavelmente constam os nomes dos seus bisavós maternos e paternos por parte de pai.
      Abraço

  13. Felipe Quiodine disse:

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber se eu conseguiria encontrar informações da Certidão de Óbito do meu bisavô, que faleceu nas regiões de Laranjal – MG.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Claro que sim, Felipe! Basta fazer uma busca em cada cartório da região.
      Abraço.

  14. francielle disse:

    ola
    estou a procura da certidão de nascimento e casamento do meu bisavo que esta na italia sei que ele era de bergamo a qual comune devo mandar obrigado …

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Francielle, existe a província de Bergamo e a comune de Bergamo (que é situada na província de Bergano, é claro). Se ele tiver nascido na comune será mais fácil encontrar basta escrever para esta eles, mas, se vc não souber a comune exata, terá que buscar em todas as comunes da província de Bergamo. Veja quais são neste site: http://www.comuni.it
      Bjs.

  15. francielle disse:

    ele nasceu em bergamo antes de 1971 ( pois ele morreu 26/11/ 1951)
    vc sabe o endereço que devo escrever ? obrigado por ajudar que DEUS te ilunine sempre….

  16. francielle disse:

    ARRUMANDO ele nasceu em 1883 e morreu 1951 com 68 anos desculpa o erro é que estava indicando e passando as informações do seu site a uma amiga e me confudi toda ….. ele nasceu em bergamo mesmo . vc sabe o endereço dessa comune ? muito obrigado

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Francielle, todos os contatos com o comune de Bergamo estão neste link: http://www.comune.bergamo.it/servizi/contatti/contatti_fase01.aspx
      Boa sorte na sua busca.
      Bjs.

  17. francielle disse:

    so achei essa sera que so tem uma? se vc puder me ajudar de novo eu agradeço rs ….

    Indirizzo Internet
    http://www.comune.bergamo.it

    E-mail
    Scrivi al Comune

    Indirizzo
    Piazza Matteotti 3

    Cap
    24122
    Cerca nella Mappa

    Provincia
    Bergamo (BG)
    Regione
    Lombardia

    Tel.
    035/399111
    Fax
    035/399396

    1. Bárbara Ferreira disse:

      é esse mesmo Francielle!
      Bjs.

  18. Carlos disse:

    Boa tarde!

    Por favor, gostaria de sua orientacao: sou bisneto de italiano. Meu bisavô casou-se com uma brasileira. Neste site http://www.cidadaniaitaliana.com.br/buscas.htm li que no meu caso é necessário os seguientes documentos para se dar inicio ao processo de cidadania:

    1 – Certidão negativa de naturalização do bisavô original.
    2 – Certidão de nascimento do bisavô italiano original.
    3 – Certidão de nascimento da bisavó italiana original.
    4 – Certidão de casamento do bisavô e bisavó.
    5 – Certidão de óbito do bisavô e da bisavó
    6 – Certidão de nascimento do avô e da avó.
    7 – Certidão de casamento dos avós.
    8 – Certidão de nascimento do pai e da mãe.
    9 – Certidão de casamento dos pais.
    10 – Certidão de nascimento do interessado.

    Minhas duvidas são:

    – o que seria o item numero 1?
    – irei precisar da certidão de nascimento da minha bisavó mesmo ela sendo brasileira?
    – precisarei também do certidào de casamentos dos bisavos?
    – precisarei da certidao de obito da minha bisavó?

    Desde já agradeço pela atencão.

    Grato

    CARLOS

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Carlos, pelo que sei, alguns documentos a mais são pedidos dependendo de onde dará entrada no seu processo de reconhecimento. O ideal é se informar com o consulado.

      A certidão negativa de naturalização é um documento emitido pelo Ministério da Justiça atestando que seu bisavô não se naturalizou brasileiro. Veja nesse link como fazer para solicitar: http://diariodacidadaniaitaliana.wordpress.com/2008/08/11/5%C2%BA-passo-certidao-negativa-de-naturalizacao/#comment-201

      Boa sorte!

  19. rafael nogueira disse:

    ola!!!

    sera q teria como m dar mais informaçoes sobre waldomiro cesario gomes de lagoa vermelha ,rs.

    se puderes m respnder eu ficaria muito grato!!!!!!!!

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Rafael, não sei te informar. Não trabalho com pesquisa genealógica.

  20. jocileia disse:

    gostari de saber como pegar a copia do certidao de casamento dos meus bisavos da italia aqui no brasil. sendo que alguem ja trouxe da italia. como posso pegar. tem possibilidade de ter no consulado ou outro lugar .gracie.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Vc não sabe quem já tem essa certidão?
      Pergunte aos seus familiares, vc vai precisar de informações para poder descobrir onde seus bisavôs nasceram e casaram para solicitar o registro no comune. Veja este post

  21. Osvaldo Souza disse:

    Francieli e Marines Frigo,

    Meu vô nasceu em Longare – Vicenza – Italia.
    Chamava-se Joaquim Frigo (GIOACCHINO FRIGO).
    Nasceu em 1881. Tenho cópia de seu registro de nascimento da Itália.
    Vendo algumas mensagens de vocês, comecei a imaginar que poderia ser coincidência demais.
    Meu email, caso queiram contatar-se, é souzabaldo@hotmail.com
    Estou montando minha árvore genealógica.
    Abraço e boa sorte.
    Osvaldo

  22. rafael disse:

    boa noite!!!!

    desculpe.eu me expressei mau…

    eu preciso saber sobre a imigraçao da familia cesario para o brasil…eu tenho parente ..mais preciso meu bisavo….o nome da familia é cesario..se poderes me dar informaçaoes da familia cesario de lagoa vermelha ,rs ficarei grato..

    desde agradeço!!!!!!!

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Rafael, não tenho informações sobre a família Cesario 🙁

  23. Nailton disse:

    bom dia barbara,gost. de saber a minha mae nasceu em 1935.ela tem direito a passar cidadania p/os filhos.

  24. Gabriel disse:

    Olá!

    Moro em Belo Horizonte e gostaria de obter a cidadania. Sei que meu tio tem alguns documentos já, mas nao sei se todos. Gostaria de saber a lista detalhada de todos os documentos necessários. Onde posso encontrar isso?

    E outra. Fiquei sabendo que quando o processo é feito diretamente na Itália, a correção dos nomes não precisa ser feita. É verdade? Eu, por exemplo me chamo Gabriel Zandomênico, mas o nome correto seria Zandomenego, que foi registrado errado aqui no Brasil.

    Grande abraço!!

  25. Junior Provietti disse:

    Ola, moro no Rio de Jeneiro e tenho os documentos da minha cidadania italia, so que a certidao de reistro do meu bisavo é copia. Queria saber se teria como fazer essa busca pra mim na Itália e quanto ficaria? O nome do meu bisavo e Corinto Provietti, regiao Itália, provincia Viterbo, comuna Grotte Santo Stefano. Pai: Giovanni Provietti, Mãe: Ana Felicia Caprini. Na copia da certidao de registro diz que ele nasceu dia 1877, mas na de obito diz que ele morreu no ano de 1955 com 65 anos. Só ae da pra ver que se tem uma diferença de 13 anos. Voce consegue achar pra mim? E quanto ficaria? Assim que puder me responda urgente. Obrigado

    1. Fabrício disse:

      Fala Junior… Eu sei que faz tempo esse post, mas estou em busca da minha também. Eu sou bisneto do irmão do Corinto. Você tem alguma informação do Orlando ou até do Corinto? Por exemplo com que idade eles chegaram ao Brasil, se vieram todos juntos e onde aportaram?

      Obrigado.

  26. adriano disse:

    só faltam 2 documentos para eu iniciar minha cidad.italiana, os registro de nascimentos de meus tataravos q são da provincia de bergamo na italia nomes; giuseppe massolini nasceu em 1875 e maria miriane nasceu em 1881.
    queria saber como faço para entrar em contato com o cartório de bergamo para eu solicitar esses documentos.
    mto obrigado

  27. Henrique Rodrigues disse:

    Oi tudo bem? Meu tataravoo era de veneza , campo sao martinho , naceu em 1876, fui para veneza semana passada mas a comune estava fechada , muita sorte rs, estou estudando em londres , vc acha q vale a pena voltar lá de novo só para achar a documentacao será que é mais facil? , ou por email é rapido tb? A nao falo nada de italiano!

  28. quero saber se eu tenho familia na italia,nao sei nada sober minha familia,queri em contra alguem,que pudese mim ajuda,ha saber um pouco da minha raiz,vivo so no mundo,por fv alguem mim ajude

  29. Alexandre Dall' Acqua disse:

    Estou com uma dúvida. Tenho um primo que o avô dele é irmão do meu avô. O nosso Bisavô que era Italiano e nossa Bisavó também italiana. A minha dúvida é que esse primo já deu entrada nos documentos para a cidadania há alguns anos e ainda não obteve a cidadania. Gostaria de saber se eu tenho que entrar com todos os documentos para mim ou eu posso usar o processo dele que já tem os documentos do bisavô e bisavó ???

  30. Ola td bem,nao sei se pode me ajudar mais nao sei a quem recorrer.Pedi para que uma amiga na Italia me mandasse meu passaporte Italiano em Londres,para que meu irmao me entregasse aqui no Brasil,pois esta de ferias isso ja faz um mes que ela mandou em Londres e ate agora nem sinal,nao sei mais oque fazer tenho medo de cair nas maos de pessoas mas,ela me manda o passapote sem registro isso que mais me deixou magoada pois e um documento nao é,se puder me ajudar agradeco imensamente.O endereco pra onde ela mandou em Londres e (20 Chapamn ST)(E 1 2NN)(London-UK)Na Italia eu tenho residencia em Paladina-BG Via Bertolini a pessoa que fez meu passaporte chama se Valdir Martinez

  31. Paulo Henrique disse:

    Preciso da certidão de nascimento para Ricardo Roversi nascido em Modena provavelmente entre 1878 e 1880, filho de Emilio Roversi. Como consigo esse documento? Além disso sei que ele veio para o Brasil com 15 anos. Aonde posso encontrar a lista dos navios que provavelmente tenha o nome dele? Obrigado

    1. Tânia disse:

      MUSEU DO IMIGRANTE, COM O NOME E A POSSÍVEL DATA DE CHEGADA CONSEGUE TODOS OS DADOS…

  32. Carol disse:

    Olá, não consigo achar em qual parte do site posso realizar a pesquisa dos comunes, pode me ajudar?
    Obrigada!

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Caroline
      No site Tuttitalia você consegue as informações de todos os comunes italianos.
      Desculpe a demora para lhe dar um retorno. Tive problemas com o recebimento das minhas mensagens do blog.
      Abraço!

  33. Gabriela Domiciano disse:

    Ei Bom dia…eu que não falo Italiano não estou conseguindo achar o contato do comuni de meu Bisavo que veio de Paderno Ponchielli, província de Cremona, região da Lombardia, lá estão
    a documentação de nossos antepassados, se alguém puder me ajudar. Obrigada

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Gabriela
      Desculpe a demora para lhe dar um retorno. Tive problemas com o recebimento das minhas mensagens do blog.
      Neste link estão as informações sobre o comune de nascimento do seu bisavô:
      http://www.tuttitalia.it/lombardia/21-paderno-ponchielli/
      Abraço!

  34. Thais disse:

    Oi, gostaria de saber, se eu, pessoalmente poderia ir a comuni buscar as certidões?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Desculpe a demora para lhe dar um retorno. Tive problemas com o recebimento das minhas mensagens do blog e só agora estou podendo lê-las e respondê-las.

      Sim, claro, se tem a oportunidade de fazer isso, é o ideal! Vá ao comune com os dados do seu antepassado (nome completo, data ou ano de nascimento e nome dos pais) e solicite a emissão da certidão de nascimento dele.

      Boa sorte!

  35. Rita Casabona disse:

    CLAUDIO CASABONA é meu pai. Ele ainda é vivo e descobriu recentemente que não existe na policia federal nenhum registro da sua naturalização. Preciso localizar sua CERTIDÃO DE NASCIMENTO na itália para que seus decendentes possam obter dupla cidadania.
    Nasceu em ROMA
    Data: 01/01/1929
    Filiação: – Aldovrando Casabona e Rosa Carbonin Casabona
    Gostaria de ajuda para localizar essa Certidão de Nascimento.
    Grata
    Rita Casabona

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Rita
      Peço desculpas pela imensa demora em lhe dar um retorno. Tive problemas com o recebimento das minhas mensagens do blog e só agora estou podendo lê-las e respondê-las.
      Trabalho com busca de certidões italianas. Lhe enviarei um email para podermos conversar melhor.
      Grande abraço.

  36. Denise disse:

    Oi meu nome é denise queria achar a certidão de nascimento de Marcelino righez para seu neto saber o nome dos bisas avos

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Denise
      Para que seja feita a busca da certidão de nascimento italiana é necessário informar ao comune o nome dos pais do italiano.
      Lhe escreverei por email para poder te orientar melhor.
      Abraço!

      1. Bárbara Ferreira disse:

        Denise, enviei agora uma email para você que voltou.
        Registro aqui minha tentativa de contato com você para o caso de voltar ao blog e conseguir visualizar este comentário.
        Grande abraço!

  37. Margarete marcon disse:

    Senhores por favor necessito de uma certidão de Nascimento de Santa borlina por favor vocês poderiam me enviar agradeço .

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Margarete
      Presto o serviço de busca de certidões italianas.
      Entrarei em contato por email para poder lhe atender melhor.
      Abraço.

      1. Bárbara Ferreira disse:

        Margarete, tentei agora entrar em contato com você por email mas ele voltou. Ao que parece, o endereço de email foi digitado errado.
        Registro aqui minha tentativa de contato com você para o caso de voltar ao blog e conseguir visualizar este comentário.
        Grande abraço.

  38. Fernanda disse:

    Boa noite, minha bisavó é italiana , mas não sei onde nasceu, existe algum site de pesquisa por nome e sobrenome que me auxilie nessa busca?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Fernanda

      Desculpe a imensa demora para lhe dar um retorno. O blog esteve “desativado” durante um tempo e tive problemas com o recebimento das minhas mensagens mais recentes.

      Existe sim. Este website poderá ajudar a confirmar se o sobrenome da sua bisavó está com a grafia correta:
      http://cognome.alfemminile.com/w/cognomi/italia.html

      Este outro te mostra a difusão do sobrenome na Itália:
      http://www.cognomix.it/mappe-dei-cognomi-italiani

      Boa sorte na busca!

  39. Silvia Triboni disse:

    Prezados,
    Para requerer cidadania para esposa de brasileiro que já possui a cidadania italiana é preciso buscar o reconhecimento deste casamento na comuna de origem? No caso Viareggio, Toscana? Se sim, posso pedir diretamente a eles, por carta? Obrigada. Silvia

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Silvia

      Desculpe a imensa demora para lhe dar um retorno. O blog esteve “desativado” durante um tempo e tive problemas com o recebimento das minhas mensagens mais recentes.

      Infelizmente não sei lhe informar a respeito. Acredito que deva fazer o reconhecimento do casamento pelo consulado italiano no Brasil.

      Grande abraço.

  40. dalva disse:

    Olá Barbara,
    Eu preciso somente da certidão de nascimento do bisavô para completar a documentação de solicitação de dupla cidadania.
    Qual seria o endereço eletrônico para solicitar a certidão de nascimento do meu bisavô nascido em 1902 em Napoli?
    Você teria um modelo de solicitação via email?
    Obrigada.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Oi Dalva
      Só agora estou podendo aprovar os comentários feitos no blog porque estava com problema no recebimento das mensagens.
      Bem, estamos em contato por email.
      Em breve nos falamos.
      Grande abraço!

  41. thais dall'orto disse:

    No meu caso já sei que preciso procurar a certidao do meu tratarão em farra d’alpago. Nas paróquias ou comune. Porém quanto custa? Se ambas instituições não entrarem em contato comigo.existe alguém que faz o trabalho de busca dessa certidão do italiano lá na italia no qual vc poderia me passar o contato. Outra coisa, ao preencher o formulário solicitando a cidadania italiana no consulado tenho q levar todos os documentos originais, Traduzidos e apostila dos ou terei q fazer tudo isso depois de uns 5 anos na fila de espera. ?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Thais
      Desculpe a demora para lhe dar um retorno. Tive problemas com o recebimento das minhas mensagens do blog e só agora estou podendo lê-las e respondê-las.
      Eu trabalho fazendo busca de certidões na Itália.
      Entrarei em contato com você por email.
      Grande abraço.

  42. Reinaldo Gracioli Fontenelle disse:

    Olá Barbara,sou praticamente filho e neto de Italianos que vieram para o Brasil em 1925.Meu avo foi soldado da primeira guerra mundial,ele era natural de Caldonazzo.,minha vó era natural de Lavaroni,,tenho certidões de estrangeiros aqui do Brasil,mas estou com erro em meu nome.Como vc pode me ajudar.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Reinaldo
      Não sei se entendi bem o que está precisando. Existe erro de grafia do seu nome em certidões brasileiras?
      Infelizmente não tenho muito como ajudar neste caso. Trabalho apenas com busca de certidões na Itália.
      Abraço.

  43. Tânia disse:

    Boa tarde Bárbara, Sou bisneta de italianos e tanto meus tataravós quanto meus bisavós vieram de Brescia/Lombardia – comune de Osimo em 02/12/1897 – a embarcação era S. Gottardo. Embarque no Porto de Gênova em 12/11/1897
    Os nomes deles eram: Domenico Spatti (Pai) – meu tataravô e Luigi Spatti (filho – 4 anos) – meu bisavô. Será quepodes me ajudar com alguma coisa?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Tânia

      Claro, posso ajudar sim.
      Você já possui informações essenciais para efetuar a busca do documento italiano.
      Vou te responder por email para poder te orientar melhor.
      Grande abraço.

  44. Geovanni disse:

    Boa tarde!
    Sou neto de italianos, meu avô é falecido e minha vó esta viva! Estou querendo tirar a cidadania italiana, no momento estou apenas com a certidão de óbito do meu avô , carteira de identidade estrangeira de ambos e a certidão de casamento deles.
    Como faço para conseguir da certidão de nascimento deles?! Ambos nasceram em Paola (Cosenza)
    Obrigado.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Que maravilha!
      Seu caso é mais fácil. Você precisa entrar em contato com o comune de Paola solicitando as certidões.
      Vou te escrever por email.
      Abraço!

  45. Rita de Cassia disse:

    Boa noite, Barbara! Precisa localizar certidão de nascimento dos meus avôs italianos (são irmãos) Francisco Andosio e Augusto Andosio, cidade de Verona em Vêneto, só tenho uma dúvida a escrita nas certidões que possuo, ora consta “Andozio” (com Z) ora “Andosio” (com s), cartório do Brasil me diz que aqui não faz diferença, mas acredito que na Itália faça. Você pode me ajudar?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá, Rita de Cassia
      Vou te escrever por email para podermos conversar melhor sobre o seu caso.
      Um abraço!

  46. Caio Cqp disse:

    Ola Barbara,
    O bisavo e a bisavó de minha esposa são italianos, o bisavô nasceu em Vicenza, não sei se preciso da certidão de nascimento dele e dela para iniciar o processo de obtenção da cidadania italiana para minha esposa. Gostaria de mais informações sobre esse serviço.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Caio
      Entrarei em contato com você por email para te explicar como funciona o serviço.
      Abraço!

  47. Leonardo Landi disse:

    Olá Bárbara, meu pai é bisneto de italianos, precisamos apenas da certidão de nascimento e casamento deles. Não sabemos a cidade na Itália nem o procedimento para requerer essas certidões.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Leonardo
      Posso te orientar. Entrarei em contato por email.
      Abraço!

  48. Moema Duarte disse:

    Boa tarde Bárbara, qual seria o endereço eletrônico e/ou como descobrir, qual Cartório da Vara Civel, em Nápoli, que foi tirada a Certidão de Nascimento, de uma pessoa? Tenho todos os dados, como: nome completo, data de nascimento e filiação, mas para adquirir esta certidão, preciso saber em qual Cartório foi feito o registro. Será que você poderia me ajudar? Desde já, muito obrigada. Moema Duarte

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Moema
      Você precisará descobrir em qual comune da província de Napoli o italiano nasceu e solicitar diretamente ao comune a emissão da certidão de nascimento.
      Vou te enviar um email para conversarmos melhor.
      Abraço!

  49. Mariana disse:

    Olá Bárbara,
    Eu possuo uma cópia da certidão de nascimento do meu bisavô, preciso agora da original, pois gostaria de ir para a Itália em breve tirar a minha ciadania.
    Quero solicitar com você um orçamento para esse requerimento.

    Abraço,
    Mariana

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Mariana
      Entrarei em contato com você por email.
      Grande abraço!

  50. Juliana Moroni Sall disse:

    Boa noite Bárbara, tudo bem? Bárbara eu estou precisando da certidão de nascimento do meu bisavô e não faço a mínima ideia como conseguir aí vi o seu blog e resolvi pedir ajuda. Muito obrigada. Meu email é julianamoroni33@gmail.com. Aguardo uma resposta. Grata Juliana Moroni Sall

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Claro, Juliana!
      Entro em contato com você por email.
      Abraço!

      1. Bárbara Ferreira disse:

        Vi aqui que já trocamos emails.
        Qualquer coisa, estou à disposição.

  51. Bianca Cardoso disse:

    Bom dia, sobre o Registro de Nascimento do meu bisavô que nasceu em San Stino de Livenza como posso conseguir o documento?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Bianca
      É preciso solicitá-lo diretamente ao comune de San Stino di Livenza, no caso de se tratar de uma certidão civil. Se seu bisavô tiver nascido antes de 1871, precisará de emissão da certidão de batismo e não de nascimento pois os registros civis na região do Veneto começaram em 1871.

  52. altenir ayres disse:

    boa noite ,
    estou procurando certidão na itália . Pode me ajudar.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Claro, Altenir!
      Me envie, por favor, um email com os dados que possui a respeito do seu antepassado. Terei o maior prazer em atendê-lo.
      barbferreira@gmail.com

    2. Raffaella Morriello disse:

      Olá moro em Manaus Amazonas e estou a procura de meu pai que morava e é natural de bolonha. Itália..

      1. Bárbara Ferreira disse:

        Olá Raffaella
        Você está a procura da certidão do seu pai, é isso?

  53. andressa disse:

    Boa tarde!
    Adorei suas dicas!
    Porém, ao enviar o emai solicitando a certidão à comuna italiana, (indicado no site tuttitalia) o email voltou. Enviei para 3 lugares para ter certeza, mas os três voltaram. Será que não pode ser por email? Pode me ajudar nisto? Obrigada!

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Que bom que gostou, Andressa!
      Busque pelo site do comune no Google e nele, tente encontrar o email do departamento de Stato Civile. Tente enviar diretamente para este email pois é este o setor que cuida dos registros civis. Se não conseguir resposta e precisar fazer uma busca presencial, posso efetuar este serviço para você. Boa sorte!

      1. andressa disse:

        Obrigada! Fiz isso, procurei a comune e no site http://www.celledibulgheria.gov.it (mesmo que acessei para conseguir o email que não funciona), eu mandei mensagem pelo site mesmo explicando o que eu queria. Estou no aguardo da resposta, mas não sei se eles irão responder através deste canal.. Não encontrei mais nenhum outro relacionado a stato civile. Se por acaso você conhecer, me passa por favor. É a comune de Celle Bulgheria. Obrigada mais uma vez.

        1. Bárbara Ferreira disse:

          Oi Andressa

          Se não te responderem, sugiro entrar em contato por telefone mesmo, para solicitar o email do setor de Stato Civile ou falar com alguém diretamente do setor, caso tenha maior fluência na língua italiana.

  54. Fernando disse:

    Oi Barbara, boa noite! Descobri a comune do meu bisa, o vapor, pai e mãe, mas não tenho data de nascimento, tampouco em que lugar ele casou. Descobri que a comune que ele nasceu foi destruída pela segunda guerra, perdendo assim todos os registros. Há alguma forma que podemos proceder, de repente pedindo judicialmente uma segunda via da certidão de nascimento?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Oi Fernando

      Acho que primeiro de tudo você precisa tentar encontrar a data ou pelo menos o ano de nascimento do seu bisavô. Com essa informação + o nome completo dele e filiação, tente contato com o comune a fim de obter a certidão de nascimento e para se certificar se realmente todos os registros foram destruídos.

      Infelizmente não sei te informar o que fazer para se tentar um documento que comprove o nascimento dele, caso realmente tenha sido destruído. Acho que você pode se orientar melhor sobre isso com o próprio comune ou com algum advogado italiano especializado no assunto.

      Uma fonte sobre a data de nascimento dele é a certidão de óbito. Nela você conseguirá verificar algo do tipo: na data “x” morreu aos “x” anos, deixando “x” filhos.

      Grande abraço!

  55. Thiago Lima disse:

    Olá Bárbara, tudo bem? Te mandei um e-mail.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Thiago!
      Recebi seu email. Te respondo ainda hoje.
      Abraço!

  56. Denise disse:

    Oi Barbara! Como vai?

    Te enviei um e-mail há pouco. Aguardo seu retorno. Um abraço, Denise Nunes

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Te respondi hoje, Denise.
      Nos falamos por email.
      Grande abraço!

  57. EMERSON VINICIUS VITORIANO disse:

    Olá, Bárbara! preciso da certidão de nascimento da avó da minha esposa. Ela nasceu na província de Gorizia. Gostaria de solicitar o serviço de busca. Gentileza entrar em contato. Obrigado!

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Emerson!
      Te enviarei um email agora para conversarmos sobre o seu caso.
      Grande abraço!

  58. Anna Petroni disse:

    Olá Bárbara!

    Na certidão de casamento do meu bisavô consta que ele é da província de Roma, e que se casou com 21 anos em 1916, então nasceu em 1895, aproximadamente. Tentei entrar em contato com o comune de Roma, mas ainda não deram retorno. Por Roma ser a capital, será que existe alguma dificuldade em obter alguma informação? Poderia me aconselhar sobre o que fazer? Desde já agradeço a atenção!

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Anna

      A província de Roma tem mais de 100 comunes incluindo o comune de Roma. Seu bisavô pode ter nascido em qualquer um deles. É preciso fazer uma pesquisa para descobrir o local exato de nascimento para depois, solicitar uma via original da certidão dele no comune em questão.

      Como você já possui a certidão de casamento dele, poderá solicitar a “habilitação do casamento” no cartório. Trata-se da cópia de todos os documentos que foram apresentados pelos noivos no ato para poderem se casar. Com sorte encontrará a cidade de nascimento (comune).

      Se mesmo assim não conseguir descobrir, posso lhe prestar o serviço de pesquisa genealógica aqui na Itália.

      Boa sorte! Grande abraço!

  59. Deivid disse:

    Boa Noite, te enviei um e-mail.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Deivid. Te respondi hoje. Abraço!

  60. Daniela disse:

    Oi Barbara, tudo bem? Acabei de te escrever solicitando ajuda para encontrar a certidão de meu antepassado em Lucca. Fico no aguardo do seu contato. Obrigada. Daniela

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Oi Daniela! Te respondi hoje. Abraço!!

  61. Rodrigo disse:

    Procuro certidão de Luigi Bartholomeu Calcagno ( Genova/Mignanego/Arenzano) mãe Anna Mignanego e pai Bennedetto Calcagno, relata parentesco com o frade Eugênio de Gênova (João Batista Maberino). Nasceu em 1815 a 1825. No Brasil era fotógrafo e veio para o Brasil por volta dos anos de 1845 a 1855.
    Rodrigo

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Rodrigo
      Perfeito. Entrarei em contato com você por email para lhe enviar uma proposta de orçamento para o serviço de busca desta certidão.
      Abraço!

  62. amanda disse:

    Barbara boa noite te enviei um email
    Amanda

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Oi Amanda
      Sim, recebi. Vou te responder agora.
      Abraço!

  63. Anna Petroni disse:

    Olá Bárbara! Muito obrigada por doar seu tempo em nos auxiliar com nossas dúvidas e dificuldades!! Eu solicitei a habilitação na semana passada, mas ainda não responderam. Vamos ver o que consigo….caso contrário entrarei em contato com você!! Deus abençoe!!

  64. Ricardo Sandri disse:

    Comune de Parma, nascimento 1849, só tenho o nome completo, não tenho o nome dos pais (pois justamente isso que quero saber).

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Ricardo

      Sugiro buscar a filiação do seu antepassado italiano nas certidões de nascimento dos seus ascendentes. Nas certidões de nascimento sempre constam os nomes dos pais e avós. Por exemplo: se o italiano é seu bisavô, na certidão do seu avô ou avó constam os nomes dos seus bisavós e trisavós.

      Abraço!

  65. rogerio mojolla disse:

    olá, estou com todos os documentos necessários porém falta as certidões do ascendente italiano, ele nasceu em 1887 em Treviso, nome Florentino Giacomini, por favor vc consegue me ajudar?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Rogério!
      Acabei de lhe enviar o orçamento por email.
      Nos falamos por lá.
      Grande abraço!

  66. Anna Petroni disse:

    Oi Bárbara!! Recebi a resposta do cartório e eles não encontraram nenhum documento na habilitação do casamento. Poderia me passar maiores informações sobre o seu serviço e custo? Desde já agradeço!!

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Oi Anna

      Que pena não ter encontrado maiores informações.
      Claro, te informo sim sobre o meu serviço e custo. Lhe enviarei agora um email para conversarmos.
      Abraço!

  67. Helen Roberta disse:

    Boa Tarde ,
    estou procurando certidão na itália . Pode me ajudar.
    Na certidão de casamento do meu bisavô consta que ele é da província de Caseta, nasceu em 11/01/1894. . Será que existe alguma dificuldade em obter alguma informação? Poderia me aconselhar sobre o que fazer? Desde já agradeço a atenção!

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Claro, Helen! Posso sim.

      A Província de Caserta possui 104 comunes incluindo um que leva o mesmo nome, Caserta. Qualquer um deles pode ser o local de nascimento do seu bisavô. É preciso fazer uma pesquisa genealógica aqui na Itália para descobrir esta informação.

      Como você já tem a certidão de casamento dele, pode solicitar a “habilitação do casamento” no cartório onde foi realizado o ato. Trata-se da cópia de todos os documentos que foram apresentados pelos noivos para poderem se casar. Com sorte, encontrará a informação da cidade de nascimento do seu bisavô (comune).

      Pela ano de nascimento dele, trata-se da busca de uma certidão de nascimento e não de batismo, o que facilita bastante o processo para você.

      Descoberta a cidade, você deverá solicitar a certidão no Comune referente. Se precisar deste auxílio aqui na Itália, posso lhe prestar o serviço de pesquisa e busca da certidão.

      Boa sorte na sua busca!

  68. Rafael Willian Gaboardi disse:

    Olá Bárbara,

    Tenho as informações do meu Tataravô e descobri através de alguns sites o local de nascimento: Comune de Daniele Po Ripa (Cremona), posso solicitar a certidão de nascimento e casamento via e-mail? qual a melhor forma de conseguir esses documentos?
    Nome: Angelo Stefano Girolamo Maria Giuseppe Gaboardi, Filho de Alessandro Gaboardi e Erminia Marinoni, nascido em 05/12/1875.

    Obrigado!

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Rafael

      A melhor forma é sempre ir até o comune pessoalmente solicitar a emissão da certidão porém, nem todo mundo pode vir até a Itália para fazer isso ou pagar por um profissional de busca de documentos para efetuar este serviço.

      Muitas pessoas que entram em contato comigo relatam que conseguiram resposta do comune depois do envio, por email, de uma solicitação da certidão. Alguns comunes inclusive, enviam o documento para o Brasil. Vale tentar, é claro!

      Boa sorte!

  69. Monise disse:

    Olá!

    Possuo os dados de nascimento e filiação de meu ascendente italiano, preciso apenas da certidão de nascimento do mesmo. poderia me passar um orçamento?
    (Comune de Vicenza)

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Monise
      Claro! Lhe envio um orçamento sim.
      Entrarei em contato com você por email.
      Grande abraço!

  70. Domingos disse:

    Olá Barbara,
    Estou querendo obter a cidadania Italiana por razões sentimentais (fui criado pela nona e não pretendo migrar ou qualquer outra razão). Pois bem dos meus quatro avôs (três eram italianos, os dois maternos e a mãe do meu pai). Tenho direito pelo meu avô materno (Arduino Rossi que nasceu em 10/11/1981 pelos documentos no Brasil – registro de estrangeiro em 1940, certidão de casamento) e imigrou para o Brasil por volta de 1901. Ele veio com o pai (Giuseppe Rossi) sua madrasta (pois meu bisavô ficou viuvo na Itália e casou novamente por lá com Filomena Massi). Seu irmão do primeiro casamento do pai (Vincenzo Rossi) e o filho do casal ainda bebe (Giovanni Rossi). Fiz todas as pesquisas mas não localizei a entrada da família dele aqui no Brasil. Meu avô Arduino se casou em 19/03/1913 em Rincão SP com a imigrante italiana de Ceprano Angela Sperduti (mãe da minha mãe Genoefa Rossi que nasceu em Ariranha SP em 1940). Eu nasci em 1960. Todos os documentos do meu avô Arduino diz que ele era de “Roma”, mas qual comuna? Como fazer para conseguir o strato de nascita dele sem saber a comuna ? Obrigado

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia Domingos

      Descobrir a localidade exata de nascimento do antepassado italiano é a dificuldade da maioria dos descendentes. Geralmente os documentos brasileiros apresentam apenas a indicação da província de nascimento.

      É necessário fazer uma pesquisa genealógica nos arquivos da Itália para tentar encontrar algum documento que indique o comune de nascimento. Muitos arquivos encontram-se digitalizados na internet. No site Family Search você pode pesquisar em dezenas deles porém, quando não se encontra nada digitalizado, deve-se pesquisar nos livros antigos localizados nas instituições da Itália.

      Trabalho com pesquisa genealógica aqui na Itália. Se tiver interesse, posso lhe prestar esse serviço.

      Um grande abraço!

  71. Dérick Borges Mendes disse:

    Bom dia,
    poderia entrar em contato comigo por email ou whatsapp?
    Minha avó (mãe do meu pai) é italiana, falecida.
    Não fiz absolutamente nada ainda para dar entrada na minha cidadania italiana.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Dérick
      Te enviarei um email para podermos conversar.
      Abraço!

      1. matheus margutti disse:

        Bom dia gostaria de saber valores para a busca tenho certidao de obto e casamento apenas

        1. Bárbara Ferreira disse:

          Olá Matheus

          Entrarei em contato com você por email para que você possa me passar as informações sobre seu antenato.

          Abraço!

  72. andressa disse:

    Bom dia Barbara.
    Entrei em contato com a comune de celle bulgheria já há algumas semanas e nada de respostas… você saberia dizer o prazo que leva pra eles responderem? Você tem algum outro contato seja por email ou carta? Se você ajudar no processo, como é? Quanto é? É garantido? Preciso de sua ajuda.. obrigada!

  73. lucia passatore disse:

    Boa tarde Bárbara. Enviei um e-mail pra você. Podemos conversar?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Claro, Lucia!
      Acabei de te responder o email. Vamos conversar por lá.
      Abraço!

      1. Renato Inhan disse:

        Oi, tenho acompanhado seu fórum. Preciso de ajuda para obter uma certidão de nascimento de uma pessoa de Cernivara, Avelino. Pode me ajudar

        1. Bárbara Ferreira disse:

          Claro, Renato. Posso ajudar sim. Será um prazer.
          Farei contato com você por email.
          Grande abraço.

  74. Ariane Goim Rios disse:

    Olá Barbara, te enviei um e-mail. Aguardo retorno,Att, Ariane.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Oi Ariane
      Acabei de te responder por email explicando o motivo da demora do meu contato.
      Estou à disposição.
      Um grande abraço!

  75. Alice disse:

    Poderia me passar um orçamento tenho todos os dados até a comuna.

  76. austrio Guaitolini disse:

    Te enviei email sobre certidão me responda assim que puder .

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Respondido, Austrio!
      Desculpe pela demora. Te expliquei por email o ocorrido.
      Estou à disposição.
      Grande abraço.

  77. Geizimar oliveira disse:

    Oi gostaria de uma certidão de nascimento do meu bisavô q nasceu aí na Itália. Aguardo uma resposta

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Geizimar
      Entrarei em contato com você por email.
      Grande abraço.

  78. andressa disse:

    Bom dia, Barbara. Deixei um comentário aqui há alguns dias..
    Preciso da certidão de nascimento de meu avô, já solicitei a comune celle di bulgheria por email mas nada de resposta e nem sei se eles um dia irão responder, e eu gostaria de dar entrada na cidadania ainda neste ano. Você trabalha com este tipo de serviço também?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Andressa

      A comunicação por email com os comunes nem sempre é eficiente. Infelizmente, tem sido comum não responderem porém muitos demoram mas respondem. Se souber falar italiano ou conhecer alguém que fale, vale tentar ligar para confirmar o recebimento do seu email etc.

      Não trabalho com assessoria de cidadania italiana, apenas com pesquisa genealógica e busca de certidões mesmo.

      Um abraço, Andressa!

  79. Mirella disse:

    Olá Barbara, meu avô nasceu em Castrovillari na Calábria, mas eu não faço idéia de como e onde pedir a certidão de nascimento dele. Existe um site do cartório?
    Agradeço desde já o esclarecimento.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Mirella
      Castrovillari!! Exatamente o mesmo comune do bisavô do meu marido!! Qual era o nome dele?
      A certidão de nascimento é emitida pelo comune. Se trata de um órgão público equivalente a prefeitura no Brasil.
      Você precisa buscar no site do comune o email do setor de “Stato Civile” e entrar em contato solicitando a emissão e o envio da certidão para você.

      1. Mirella disse:

        Muito obrigada pela informação Barbara! Meu avô se chamava Duilio Amato. Que coincidência! É um lugar pequeno, né! Vou correr atrás disso. Mto Obrigada!

        1. Bárbara Ferreira disse:

          Sim, é um comune bem pequeno!
          Boa sorte na busca!
          Grande abraço!

  80. Cassia disse:

    Bom dia.
    Estou tentando localizar a certidão de nascimento do meu avó, eu sei que nos documentos dele que consta comigo ele nasceu em Lucca no dia 28/05/1906 seu nome é ITALO SABATINI,seu pai Silvio
    Sabatini e mãe Stella Pioli Sabatini ele veio para o Brasil em 12/09/1945, já enviei vários emails para os comune que consegui e não tive sucesso,gostaria de saber se você poderia me ajudar, só falta esse documento para dar entrada na cidadania italia.
    Grata Cássia Sabatini

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Cassia

      Infelizmente, tem sido muito comum os comunes não responderem.
      Entrarei em contato por email para lhe enviar uma proposta de orçamento para o serviço.

      Abraço!

  81. matheus margutti disse:

    boa tarde poderia me enviar um e mail para mandar os dados para um orçamento??

    obrigado

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Enviarei agora, Matheus.
      Abraço!

  82. conte disse:

    Olá boa tarde. 2 duvidas: 1 …temos o passaporte, onde diz a cidade e a provincia. É so entrar em contato com a comune e eles mandam? É pago?……2 ..Vou para itaia fazer o processo.Para minha filha menor , basta apenas a certidão de nascimento ou precisa de alguma “autorização”da mãe? email crsrepres@hotmail.com Muito obrigado
    Ah, não sou casado com a mae……se eu casar, ela pode ter cidadania tb, junto com seu outro filho menor?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Oi Conte

      Você precisa entrar em contato com o comune no setor de Stato Civile para solicitar a emissão e o envio do documento. Existem comunes que cobram uma taxa. São poucos mas existem.

      Com relação as suas dúvidas sobre o processo na Itália, eu infelizmente não sei te orientar. O que posso te dizer é que você precisa ser casado legalmente para que sua esposa possa solicitar o reconhecimento da cidadania italiana via casamento.

      O melhor a fazer, já que irá fazer o processo pela Itália, é entrar em contato com algum profissional que preste o serviço de assessoria aqui para lhe orientar.

      Grande abraço.

  83. Thiago Pistoresi disse:

    Bárbara, Boa tarde.

    poderia entrar em contato comigo por email para um orçamento? Não tenho nenhum documento do meu bisavô, mas pelas pesquisas que fiz pelos sites acredito que ele pode ser da região de Lucca, pois é onde existem bastante pessoas com o meu sobrenome. Ele chegou ao Brasil em 1891.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Thiago
      Claro! Entrarei em contato com você por email.
      Abraço!

  84. Marcio de Castro disse:

    Boa tarde Bárbara, estou a procurado da certidão de nascimento do bisavô da minha esposa, pela habilitação de casamento ele nasceu na província de Rovigo e pela certidão de óbito em Treviso, mesmo local de nascimento de sua esposa. Conforme a habilitação de casamento ele tinha 22 anos, no ano de 1903, portanto, ele nasceu por volta de 1881, eu gostaria de saber o valor que vc cobra para fazer a pesquisa e se encontrar enviar a certidão de nascimento para o Brasil, aguardo resposta. Obrigado.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Márcio
      Desculpe a demora.
      Vou te mandar o orçamento por email agora.
      Abraço.

  85. Diva MELÂNIA PIANA disse:

    OLÁ BÁRBARA, preciso localizar a certidão de nascimento ou de bastismo do meu bisnono JACOMO PIANA. Pela certidão de óbito, ele nasceu em 1867 em Bergamo. Vc consegue? Qto custa?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Melânia

      Sim, claro! Vou entrar em contato com você por email para te enviar o orçamento.
      Abraço.

  86. Lucivaldo Bertoli disse:

    Boa tarde,
    Estou procurando a certidão de nascimento do meu trisavô na Itália , poderia entrar em contato comigo por favor para enviar um orçamento da busca dessa certidão por favor ?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Claro, Lucivaldo!
      Te enviarei um email agora.
      Abraço.

  87. Hamilton disse:

    Olá, preciso da certidão de casamento do meu bisavô, não sei a data certa. Tenho a certidão de nascimento dele,o comune, e a data de vinda para o Brasil.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Hamilton

      Entrarei em contato com você por email para podermos conversar.

      Um abraço.

  88. Carlos Della Valle disse:

    Olá tudo bem, Estou em busca da Certidão de Nascimento do meu Bisavô Francesco Della Valle, na internet encontrei relatos que nasceu MN (Mantova) porem muitos sites como Family Search colocam ele como pai de vários na cidade de Casteldidone….. Você poderia fazer um orçamento para mim de quanto sairia uma busca da certidão dele FRANCESCO DELLA VALLE (Nascido em 1858), filho de CARLO DELLA VALLE e REDEGONDA teve os seguintes filhos na Italia: Pietro Della Valle e Angelina Della Valle ambos faleceram no Brasil. Aguardo retorno. Obrigado

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Carlos

      Entrei em contato com você por email para podermos conversar melhor.

      Grande abraço!

  89. Joice Lucania disse:

    Ola
    Estou a procura da certidão de nascimento do meu Bisavô Francisco de Paula Lucania, nasceu na Italia, casou-se no Brasil e ate a certidão de casamento no Brasil eu consegui achar agora falta a de nascimento, uma das certidão fala que ele é de Palermo e as demais consta apenas que ele é nascido no Reino da Italia, gostaria de um orçamento. Aguardo retorno o mais breve possível.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Joice
      Te retornarei agora por email.
      Um abraço!

  90. nathallya disse:

    Gostaria de saber o valor para solicitar certidão de Nascimento do Avo.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Nathallya. Acabei de entrar em contato com você por email.
      Nos falamos por lá.
      Abraço

      1. boa tarde , gostaria de conseguir certidao de nascimento do meu tataravo que nasceu na italia., familia Pignata de Napoli.

        1. Bárbara Ferreira disse:

          Olá Patricia

          Entrarei em contato com você por email.

          Abraço!

  91. Dêmetra Balrdini disse:

    Olá, Estou a procura do registro de nascimento e casamento de meus bisavós, mas primeiro tenho que ter certeza de onde eles nasceram e se casaram, os parente dizem que eles vieram da província de Ravena. O nome deles Angelo Balardini e Rita Bonafé Balardini

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Dêmetra

      Ter a indicação de alguma localidade já é um bom começo.
      Te enviarei um email para podermos conversar.

      Abraço.

  92. Tatiana disse:

    Olá gostaria de saber como faço para conseguir o comune de nascimento do meu antenato italiano.Na certidão de nascimento do filho em inteiro teor vem apenas Reino da Italia.Consegue me ajudar?
    Obrigada

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Tatiana

      Inicialmente você precisa pesquisar esta informação nos documentos e relatos familiares. Neste post falo sobre como fazer isso: https://diariodacidadaniaitaliana.wordpress.com/2007/04/15/2%C2%BA-passo-levantamento-das-informacoes/

      Se mesmo assim, não conseguir encontrar maiores informações, precisará fazer uma pesquisa genealógica mais aprofundada: https://diariodacidadaniaitaliana.wordpress.com/2007/09/29/por-onde-procurar-informacoes/

      Boa sorte na pesquisa!

  93. ROGERIO GALLUZZI TURCHETTO disse:

    Boa Noite

    Gostaria de obter mais informações a respeito de certidão e documentos.
    Tenho em maos certidao de nascimento de meu avo nascido na italia mais gostaria de obter informações e pesquisas de meus bisavos e verificar documentos referentes a cidadania italiana

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Rogerio

      Entrarei em contato com você por email.

      Grande abraço.

  94. Suélen Borges disse:

    Olá, gostaria de um orçamento

  95. Anahi Bevilacqua disse:

    Oi Barbara!
    Tenho interesse na busca do documento na Italia. Já sei a cidade do registro.
    Gostaria de saber tambem qual a validade de uma Certidão Inteiro Teor e do apostilamento Haia, você sabe?
    Bjs

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Anahi

      Entrarei em contato com você por email.

      Um abraço!

  96. Joel Donizetti Martins disse:

    Estou a procura da certidão de nascimento e casamento no meu bisavo cujo nome é Braz Rossi. O nome de seus pais são Giusepe Rossi e Anna Rossi. Como faço para conseguir

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Joel

      Perfeito. Entrarei em contato com você por email para conversarmos sobre a pesquisa e busca das certidões do seu bisavô.

      Um abraço.

  97. andre queiroz disse:

    Olá, gostaria de um orçamento de uma busca de certidão de nascimento do meu Trisavô.

    obrigado.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Claro, Andre!
      Entrarei em contato com você por email.
      Abraço!

  98. paula lemos mqrques disse:

    Ola Barbara. Te enviei um email com a intençao de uma busca de certidão de nascimento ou batismo e matrimonio de meu trisavô. Sei seu nome, data de nascimento, cidade , nome dos pais, da esposa, etc. Me avise caso possa ma auxiliar. Obrigada

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Oi Paula

      Recebi as informações que me enviou por email. Vou te responder agora.

      Abraço!

  99. Luís Antonio Neumann disse:

    Boa tarde!
    Estou a procura de documentos referentes ao nascimento do avô de minha esposa.
    Na certidão de casamento no Brasil, está que é nascido na Província de Mantova e na de óbito em Veneza e pesquisando no site: http://www.familysearch.org, encontramos a certidão de batismo, sem filiação, em Trento.
    Queremos providenciar a cidadania para minha filha e não sabemos por onde começar.
    Obrigado.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá, Luís Antonio

      É muito comum obter informações que não “casam” nos documentos familiares.
      Só mesmo pesquisando mais a fundo a genealogia para descobrir as informações corretas.
      Você já possui os demais dados do italiano, essenciais para a pesquisa e busca do documento de nascimento dele aqui na Itália? Filiação e data (ou pelo menos o ano) de nascimento.
      Me envie os dados para que eu possa avaliar melhor o caso.

      Grande abraço!

  100. vania caromano disse:

    Barbara lhe enviei um e-emal .Aguardo sua resposta.Obrigada

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Vania

      Acabei de te responder. Aguardo seu retorno.

      Grande abraço.

  101. Rodrigo Eugênio Tiso disse:

    Olá boa tarde, gostaria de um retorno com relação a busca de uma certidão de nascimento de meu Trisavô, sei o local de registro, e tenho cópia nao original dela também.
    Gostaria de um retorno
    Aguardo. Obrigado

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Rodrigo

      Entrarei em contato com você por email.

      Abraço!

      1. Lianna borges disse:

        Olá bom dia!Como descubro a comune do antenato só tendo a provinzia..Livorno….obrigado.

        1. Bárbara Ferreira disse:

          Olá Lianna

          Você precisará aprofundar a pesquisa genealógica para descobri o exato local de nascimento do seu antepassado.
          No post 4º Passo – Pesquisar sua genealogia, falo sobre o assunto orientando sobre os locais a serem pesquisados.
          Espero que ajude.

          Um grande abraço.

  102. Alisson Maurilio disse:

    Bom dia,

    Você teria algum confiável que faz busca de certidões na Italia???

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Bom dia, Alisson

      Eu trabalho com busca de certidões italianas. Tem interesse que eu lhe envie um orçamento?

      Um abraço.

  103. William Cruz disse:

    Boa tarde. Lhe enviei um e-mail e aguardo contato. Grato. William.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá William, tudo bem?
      Desculpe a demora para publicar seu comentário aqui.
      Entrarei em contato com você por email.
      Grande abraço.

  104. Moema Duarte disse:

    Bom dia, Bárbara! Já entrei em contato com vc, solicitando informações de como descobrir o local de nascimento de uma italiana. Mediante sua resposta, pesquisei e o que descobri foi: Local de Batismo, Paróquia, Arquidiocese, Ano, Folha, Comuna, Província e a Região. Será que com esses dados, seria possível vc descobrir a Certidão de Nascimento? Aguardo sua resposta através do meu e-mail. Desde já, muito obrigada. Moema Duarte.

  105. Moema Duarte disse:

    Boa tarde Bárbara! Por im lapso, esqueci de lhe dizer que: Após a sua confirmação, gostaria que me fosse informada sobre os seus honorários e qualquer ônus que possa vir a ter durante sua pesquisa. Desde já, o meu muito obrigada, Moema Duarte

  106. Daiane disse:

    Boa noite, tudo bem? Entao ja tenho todos documentos do Brasil tenho , tenho ate a de obito do Italiano, nesse obto consta que ele e natural da Italia, mas nesse obto nao consta de onde ele e, esse e meu problema, ate a certidao negativa de brasilia tenho, oque me aconselha,? Ficarei aguardando contato ok? Qualquer coisa passe o whats agente se fala, bjos

    1. Barbara Ferreira disse:

      Olá Daiane

      As informações necessárias para buscar a(s) certidão(ões) do seu antepassado italiano, inicialmente, devem ser pesquisadas nos documentos e relatos da sua própria família.

      Estes dois posts do meu blog te ajudarão a coletar maiores informações a respeito dos seus antepassados:

      2º Passo – Levantar as informações
      4º Passo – Pesquisar sua genealogia

      Espero que lhe ajude.

      Um abraço

  107. Fabrina disse:

    Boa tarde, minha tataravo era italiana, não sei por onde começar.
    Meus pais ja faleceram, a unica coisa que tenho é somente o nome dela;Como consigo?

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Fabrina

      Você precisa começar verificando os documentos familiares e coletando relatos de parentes que ainda estão vivos.
      Editei um passo-a-passo para auxiliar que está começando na jornada do reconhecimento da cidadania italiana. Acho que vai te ajudar:
      https://diariodacidadaniaitaliana.wordpress.com/2017/09/11/comece-por-aqui/

      Um abraço!

  108. Danielle Fernandes Paolucci Mendes disse:

    Barbara encaminhei um e mail pra você semana passada, não sei se recebeu. Preciso de ajuda para tirar uma certidão na Itália. Aguardo seu contato.

    1. Barbara Ferreira disse:

      Oi Danielle

      Recebi sim. Te respondi dia 20. Recebeu minha proposta?

      Um abraço.

  109. aderval de santana disse:

    boa noite gostaria de buscar o documento do meu antenado italiano o nome dele é Anselmo baldi o bardi nome do pai dele é ulysses baldi o bardi a mae´é serafina turi o serafina euri vei para o brasil com 9 ano de idade em 1899 naceu em 1890 em 1913 ele casou com 23 ano de idade casou no brasil faleceu no brasil 28/07/1968
    gostaria de sabem quanto vc cobra para acha a certidão de botismo na italia ele é da cidade de padua na italia

    1. Barbara Ferreira disse:

      Olá Aderval

      Entrarei em contato com você por email.

      Um abraço.

  110. Bárbara Barbi disse:

    Olá! Gostaria de um orçamento para a retirada de uma certidão de nascimento. Como podemos conversar?

    1. Barbara Ferreira disse:

      Claro, Bárbara. Entrerei em contato com você por email para conversarmos.
      Um abraço!

  111. Daniel liberti disse:

    Bom dia eu achei aqui em pedregulho a certisao de obito do meu bizavo e gostaria de saber se so com ela eu consigo fazer o pedido da cidadania ele era da calabria

    1. Barbara Ferreira disse:

      Bom dia, Daniel.

      Só com a certidão de óbito do italiano não é possível. Você também precisará reunir as certidões de nascimento e casamento dele. Neste meu post apresento a lista de documentos que são necessários: http://diariodacidadaniaitaliana.com/2007/04/15/2%C2%BA-passo-levantamento-das-informacoes/

  112. YASMIM GAY ORLANDO TEIXEIRA disse:

    Você ainda presta serviços de busca de certidão?

    1. Barbara Ferreira disse:

      Sim, Yasmim. Trabalho com pesquisa genealógica e busca de certidões italianas. Te enviarei um email. Um abraço.

  113. Rosangela Leonardi Videira disse:

    Olá
    preciso de orientação para obter cópia da certidão de nascimento e de casamento de meus bisnonnos, os quais nasceram e se casaram na cidade de Leonforte, Província de Enna, Sicilia, Italy. Já tenho a imagem do livro onde fora registrado tais documentos, porém, como é muito antigo, dificulta a leitura.

    Atenciosamente
    Rosangela

    1. Barbara Ferreira disse:

      Sei bem, Rosangela. A grafia nos livros antigos na maioria das vezes é bem difícil de entender. Me envie por email para que eu possa ajudá-la. Posso efetuar a busca destes documentos, caso tenha interesse. Um abraço!

  114. Rosangela Leonardi Videira disse:

    Sim, tenho interesse, por favor, me envio seu endereço eletronico/e-mail. Também enviei um e-mail para a comune de Leonforte, mas não obtive resposta até o momento.
    Atenciosamente,
    Rosangela

    1. Barbara Ferreira disse:

      Vou te enviar um email agora. Um abraço!

  115. viviane caldas disse:

    as vezes me da vontade de desistir porque nao consigo muita coisa meu bizavo era antonio boaventura caldas casado com oneida pessanha caldas o pai dele que era italiano mais nao consigo mais nada chateada

    1. Barbara Ferreira disse:

      Entendo, pesquisar nossa genealogia dá trabalho. Veja os posts que editei sobre pesquisa. Acredito que possam te ajudar de alguma forma:

      http://diariodacidadaniaitaliana.com/2007/04/15/2%C2%BA-passo-levantamento-das-informacoes/

      http://diariodacidadaniaitaliana.com/2007/09/29/por-onde-procurar-informacoes/

  116. Pedro Sant'Anna disse:

    Ola, tenho uma cópia da certidão de nascimento do meu Bisavô, mas ela é de 2014. Como faço para solicitar uma nova cópia (válida) desse documento? A certidão informa a Comune de Ceggia

    1. Barbara Ferreira disse:

      Olá Pedro. Você precisa solicitar diretamente ao Comune de Ceggia uma emissão da certidão. Neste post indico como proceder: http://diariodacidadaniaitaliana.com/2007/09/28/3%C2%BA-passo-busca-de-certidoes-na-italia/

      O contato com alguns comunes tem sido complicado atualmente. Se tiver dificuldades, podemos efetuar este serviço para você:
      http://diariodacidadaniaitaliana.com/2017/12/22/pesquisa-e-busca-de-certidoes-italianas/

      Grande abraço!

  117. Luiz C. Bissoli disse:

    Boa tarde,
    Solicito o obséquio de informar um e-mail da Comune di Cerea (provincia di Verona), para solicitação de certidão de nascimento de meu avô.
    Há muitos anos um sobrinho meu solicitou, recebeu e obteve a cidadania italiana, mas o e-mail para onde enviei não foi entregue:
    comunecerea@halleypec.it

    Messaggio rifiutato dal sistema.
    Destinatario: comunecerea@halleypec.it
    Reporting-MTA: mx.cert.legalmail.it
    Final-Recipient: comunecerea@halleypec.it
    Action: failed
    Status: 5.0.0 (casella che riceve solo Posta Certificata)

    Tenho uma cópia da certidão fornecida ao meu sobrinho.
    Grato pela atenção,

    Luiz…

    1. Barbara Ferreira disse:

      Olá Luiz. Este é o site do Comune: http://www.cerea.net
      Lá encontrará o email de contato.

    2. Rodrigo Barbosa Fontana disse:

      Olá Luiz,

      Estou prestes a solicitar as certidões de meu antenato para a mesma Comune (Cerea). Gostaria de saber se possível qual foi a sua experiência, se já conseguiu solicitar e se foi atendido.

      Abraço,

      Rodrigo

    3. Rodrigo Barbosa Fontana disse:

      Olá Luiz,

      Estou prestes a solicitar os documentos de meu antenato para a mesma Comune (Cerea). Gostaria de saber se possível como foi a sua experiência, se foi respondido e deu tudo certo.

      Abraço,

      Rodrigo

  118. Eduardo Farias disse:

    Olá,
    Precisamos da certidão de nascimento de Luigi Dozza, nascido em 12/06/1880 em Itália – Veneto – Belluno – Agordo. Como podemos fazer? Gostaria de orçamento. Obrigado!

    1. Barbara Ferreira disse:

      Olá Eduardo.
      Vou entrar em contato com você por email para podermos conversar.
      Um grande abraço.

  119. Maria Cristina disse:

    Boa Noite,
    Estou querendo obter a cidadania Italiana. Minha sobrinha já obteve a cidadania, mas diz que não guardou nenhum documento, posso ter acesso a eles para saber datas de nascimento e casamento para a solicitação de documentos. Como devo proceder? Só tenho o nome do meu avô (italiano) e o ano de nascimento (1888). Desde já agradeço.

    1. Barbara Ferreira disse:

      Olá Maria Cristina.
      Em quais cartórios ela solicitou as certidões? Basta entrar em contato em solicitar vias em inteiro teor da documentação. Ela não se lembra do local de nascimento do seu avô aqui na Itália? Essa informação é muito importante para que você possa solicitar a certidão de nascimento dele. Você precisará também da filiação dele. Essa informação você encontrará na certidão de nascimento do seu pai/mãe. Muito provavelmente a documentação que ela utilizou para reconhecer a cidadania já foi arquivada pelo consulado ou comune (dependendo de onde ela deu entrada no processo).

  120. Jorge Luiz Valente disse:

    Boa tarde, gostaria de uma sugestão para eu dar seguimento às pesquisas que venho fazendo sobre os meus antepassados. Meu bisavô nasceu na Italia em 1870 e morreu no Brasil em 1917. Ouvi de parentes que ele é da região da Calábria , mas não tenho a data de nascimento nem sei se essa informação é verdadeira. Também não encontrei ainda a certidão de casamento dele no Brasil e não tenho certeza se o casamento dele foi antes ou depois dele vir pra cá. Onde posso checar esses dados? Obrigado de antemão.

    1. Barbara Ferreira disse:

      Bom dia, Jorge. Você precisa coletar informações nas certidões dos seus ascendentes: nas de casamento e óbito do italiano e nas de nascimento e casamento do filho dele. São as principais fontes, inicialmente.
      Neste post orientou como pesquisar: http://diariodacidadaniaitaliana.com/2007/09/29/por-onde-procurar-informacoes/
      Boa sorte!

  121. Valdir Medeiros Jr disse:

    Olá, obrigado pelas informações, meus emails para o comune de Brescia estão voltando, tem alguma informação atualizada sobre o email correto? Obrigado!

    1. Barbara Ferreira disse:

      Olá Valdir. Procure no site do comune, pelo email do setor de stato civile, que é o responsável pelos documentos civis.

  122. Viviane disse:

    Boa tarde! Enviei o pedido de certidão ao comune, eles responderam enviando a certidão por pdf e dizendo que tenho que pagar cerca de 11 euros para eles enviarem a certidão pelo correio, só que eles não explicam como deve ser feito este pagamento. Por gentileza, você já viu algo parecido?

    1. Barbara Ferreira disse:

      Sim, Viviane. Tem comune que cobra para emitir o documento e/ou para enviá-lo ao exterior. Você precisa pedir os dados da conta do comune para fazer a transferência internacional. Agora, se precisar utilizar esta certidão para fins de retificação da documentação brasileira, este documento precisa ser apostilado aqui na Itália. É um procedimento feito em outro órgão público.

  123. Paloma Alves disse:

    Olá!
    Me chamo Paloma, e estou indo atrás de como conseguir minha cidadania. Meu bisavô veio da Italia, lugar chamado Rovigo.
    Como faço para poder começar o processo, qual taxa que pago para retirar a crrridao dele ou um contato para solicitar o documento. O tempo de demora e mais ou menos o custo que ficará.
    Desde já muito obrigada.

    1. Barbara Ferreira disse:

      Recebi seu email, Paloma. Iremos te responder. Obrigada.

Deixe uma resposta